Conheça a nossa história - Colégio Etapa

Colégio Etapa - Sobre
Sobre o Colégio

O que torna uma boa escola numa escola excepcional?

Boas escolas possuem bons professores, boa infraestrutura, boa programação.
Grandes escolas, fora da curva, são boas escolas com valores excepcionais. Elas ampliam as potencialidades de seus alunos, inspiram seus estudantes, desenvolvem neles os melhores sonhos. Modelam grandes futuros.
Grandes escolas devem promover sonhos e, principalmente, torná-los reais. É indispensável que desenvolvam uma base de saberes muito forte e ampla, diferenciando seus alunos. Devem dar sustentabilidade aos hábitos de estudo e aprendizagem, para que perdurem por toda vida. Grandes escolas não podem deixar ao acaso nenhum detalhe que diga respeito ao desenvolvimento de seus alunos.
A imersão do Colégio Etapa nessa cultura tem a comprovação dos grandes resultados obtidos por seus alunos. São estudantes que brilham por seus conhecimentos e por sua base. Resultados reconhecidos no Brasil e nas principais universidades do mundo.

“Mais de você em você mesmo” é o compromisso permanente do Colégio Etapa. A missão de preparar pessoas que farão diferença no mundo.

Bem-vindo ao universo Etapa

O aluno recebe aulas com os melhores professores, selecionados através de rigoroso processo entre centenas de candidatos. O aluno tira dúvidas com plantonistas preparados para responder a suas indagações. Há uma extensa preparação para desenvolver os que levam conhecimentos aos estudantes. Os resultados são avaliados e, se forem necessários ajustes, eles serão realizados para aprimorar o ensino.

Colégio Etapa - Apoio ao Aluno

Apoio ao Aluno

Todos avançam

Pessoas não são iguais, seus interesses e motivações são diversos. Assim também são os alunos e os assuntos que devem aprender. Se um tema não empolga um estudante, pode ser motivo de paixão para outro. O Colégio Etapa reconhece em todos a presença de potencial para avançar.

Ensinar estrategicamente é elevar a todos e a cada qual individualmente. O menos forte avança a níveis superiores. O que está no topo sobe além, fora da curva. Todos avançam para realizar seu maior potencial. A ampla formação do Colégio Etapa fortalece a todos.

Pedagogia Estratégica

A maioria das correntes pedagógicas adotadas - mesmo entre boas escolas - são expressão de tradições mas nunca tiveram de passar por testes que comprovem suas premissas. Em geral ficam ao passado, sem se dirigirem ao futuro do aluno.
O Colégio Etapa não se filia a pedagogias fixas. Sua pedagogia é dinâmica e estratégica, voltada para construir um futuro para seus alunos no qual possam se formar como pessoas preparadas e capazes de fazer diferença em seu ambiente, sua família e seu país.
A pedagogia do Colégio Etapa é consistente com as últimas descobertas da neurociência que tem reconhecido o papel que os hábitos de enfrentar questões e resolver desafios e exercícios, em função da enorme plasticidade do cérebro humano, exerce no desenvolvimento intelectual de seus estudantes.
A pedagogia do Etapa procura dar ênfase em amplos conteúdos a serem ensinados, se distanciando daqueles modelos que dizem “não ensinamos, apenas facilitamos a aprendizagem”. Aqui ensinamos sim.
O resultado da pedagogia estratégica é sua força em conteúdos, força em produzir alunos criativos e com excelentes resultados. Alunos diferenciados para o mundo do trabalho, da pesquisa e do empreendedorismo.
Colégio Etapa - Apoio ao Aluno

Pedagogia Estratégica

Contra outro modismo - o de dispensar avaliações - o Colégio Etapa insistiu no oposto, aprofundando as avaliações. Para isso desenvolveu um sistema próprio com várias provas por semana, mantém os alunos habituados aos estudos, enfrentando as avaliações de forma regular.

A frequência das provas acaba se tornando um hábito regular, superando rapidamente a fase de adaptação de novos estudantes que chegam habituados a provas concentradas em apenas poucos dias.

Num mundo exigente e cheio de desafios, o sistema de avaliação do Etapa oferece uma excelente preparação aos estudantes.

Para acompanhar as atividades de ensino os alunos recebem apostilas e material de apoio que segue a orientação, a programação e o cronograma das aulas. A produção é toda realizada e controlada pelo Etapa, garantindo sua qualidade e adequação. Há produtores de texto, editores de imagem e vídeo, programadores contando com os equipamentos tecnologicamente mais avançados - para a impressão gráfica, para o desenvolvimento de aplicativos e para produção audiovisual.