ETAPA MAKER

O Colégio Etapa inova mais uma vez e lança o espaço de desenvolvimento de projetos "Etapa Maker", para os alunos exercitarem os conceitos trabalhados em sala de aula e desenvolverem novas habilidades.

Nele serão criados projetos, protótipos e peças utilizando a tecnologia mais avançada: impressoras 3D, fresas CNC e mecânica, máquinas de corte a laser, torno mecânico, impressora plotter, cabine de pintura, solda, ferramentaria e computadores para modelagem de peças.

O lançamento oficial do ETAPA MAKER será realizado em 24 de agosto, a partir das 10h, com um dia dedicado integralmente à cultura maker, que terá participação especial de Iberê Thenório, responsável pelo canal Manual do Mundo.
Participe!

Iberê Thenório é co-cocriador do Manual do Mundo, maior canal de Ciência e Tecnologia do YouTube brasileiro.

Com diversos prêmios no currículo e livros publicados, é um dos criadores de conteúdo mais influentes do país.

Recentemente, lançou o curso Manual Maker, série de vídeos disponibilizada gratuitamente, em que ensina a como criar objetos complexos em casa utilizando o máximo da ciência e da tecnologia por meio da “cultura maker”.

Alunos do Colégio Etapa apresentarão projetos e invenções que desenvolveram durante as atividades extracurriculares, como a de Robótica. Entre elas está o projeto de irrigação da horta do colégio, em que os alunos criaram um processo automático de aguar o solo, sempre que se encontra seco.

Além da feira, os convidados terão a oportunidade de participarem de algumas oficinas e poderão levar para casa o que foi produzido.

As oficinas são:

• Dinossauro
  • Carrinho
  • Robô com caneta
  • Luminária

Os convidados poderão participar de um desafio de robôs, elaborado pelos professores e alunos da atividade extracurricular de Robótica. Uma das provas é de programação de um robô para caminhar em uma pista de obstáculos sem tocar em nada.

A feira também terá participação especial da equipe de Robótica da Escola Politécnica da USP, conhecida como ThundeRatz.

Os alunos da Poli farão demonstrações de robôs que são postos à prova em competições nacionais e internacionais, obtendo destaque relevante no cenário mundial da robótica.

Momento nostalgia do evento: os convidados poderão brincar com seus familiares em jogos de vídeo games antigos, como Atari, Super Nintendo, Mega Driver e Playstation.

Se preferir jogos mais modernos, o evento contará com uma atividade de realidade virtual, em que o usuário poderá viajar em um “país das fantasias”.

Além dessas atividades, o evento contará com uma arena de drones, onde o participante será desafiado a controlar um pequeno veículo aéreo e passar por diversos obstáculos para cumprir o seu objetivo.

Sábado 24/08
9h30min Credenciamento para a palestra das 10h
10h Palestra Iberê Thenório - Manual do Mundo
10h30min