Colégio ETAPA - História

História

Desde sua fundação, o Colégio ETAPA traz a ideia arrojada e desafiadora de que muito pode ser feito pelo ensino, em níveis de excelência superiores aos existentes. Efetivamente, acabou mostrando uma revolucionária maneira de se fazer escola, inovando e criando padrões próprios de eficiência educacional.

O Colégio ETAPA desenvolveu seu modo de ensinar, gradualmente e com grande investimento em capital intelectual. O primeiro passo foi o estabelecimento, a partir de 1982, das séries do Ensino Médio. Dez anos depois, em 1992, com amplo domínio de sua nova tecnologia de ensino, o Colégio ETAPA inaugurou o Ensino Fundamental. A implementação das séries deu-se passo a passo, acompanhando cada sucesso com recursos ampliados.

O ETAPA preocupa-se enormemente com a produção de um ensino de qualidade, eficiente, e em estimular a convivência sadia entre os alunos. O reciclar é contínuo na instituição. Todos estão sempre aprendendo, inclusive e especialmente os principais arquitetos do sistema ETAPA de ensino, pois deles parte o exemplo fundamental de que o mundo em que vivemos é o da educação permanente.

Colégio ETAPA - Aulas de Informática em 1982

Aula de informática no ETAPA, em 1982.

Por isso, o Colégio ETAPA não para na sua última conquista. Ano após ano procura se aprimorar e oferecer o que há de melhor em nosso país, em termos de ensino, de ambiente, de formação, de cultura. O resultado desse esforço enorme de todos que cuidam da educação no Colégio ETAPA o coloca na vanguarda das escolas de alto padrão do Brasil.

Mesmo em termos globais, considerando os países mais avançados, poucas instituições de ensino têm alcançado resultados equivalentes aos do Colégio ETAPA. Onde quer que haja avaliação de qualidade em alto nível, seja nas Olimpíadas Culturais Internacionais, seja nos vestibulares mais difíceis, sempre os alunos do Colégio ETAPA tomam a dianteira. Há dezenas de comprovações de tal desempenho.

Este ensino vitorioso tem características próprias, entre elas a preocupação com o rigor e a profundidade, dentro do absoluto respeito pela didática, que é a condição de transmitir com clareza e facilidade o conhecimento. É por isso que no ETAPA o aluno tem a oportunidade de aprender mais. Esta é uma orientação observada em todas as matérias: Matemática, Biologia, Química, Física, Português, História, Geografia, Inglês e, com a especificidade que se impõe, na Educação Física e na Educação Artística.