Clubes - Atividades extracurriculares que você encontra aqui! - Colégio Etapa

Atualidades

O domínio sobre temas da atualidade é fundamental para alunos do Ensino Médio, seja para lidar com um mundo bastante complexo, seja para enfrentar os grandes vestibulares, que exigem dos candidatos um leque cada vez maior de habilidades. Os Encontros sobre Atualidades servem para analisar e discutir os grandes temas da atualidade no Brasil e no mundo, com a ajuda e orientação de um professor da área de Humanidades. Os temas são definidos ao longo do ano em função do interesse dos alunos participantes e da urgência com que se colocam para a sociedade, cobrindo diversas áreas e aspectos da realidade, como política, sociedade, economia e cultura.

Clube de Ciências

O Clube de Ciências tem o objetivo de estimular, ensinar e desenvolver os alunos nas áreas de Química, Biologia e Física. Nessa atividade os alunos demonstram, por meio de experimentos e pesquisas, a ciência que está por de trás do nosso cotidiano. Participam dos encontros semanais do Clube de Ciências alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II.

Clube de Cinema

Há muito tempo o cinema tem desempenhado diversos papéis sociais, como fonte de entretenimento, forma de representação e reflexão acerca da realidade ou manifestação artística de sofisticação variada. Para alunos do Ensino Médio, o audiovisual consiste numa ferramenta bastante eficiente para desenvolver diversas habilidades, como análise de discursos e de formas de linguagem, reflexão e discussão sobre temas socialmente relevantes. Nos encontros, são discutidas obras clássicas e da atualidade indicadas previamente por professores de diferentes disciplinas, levando em conta os diversos aspectos da produção e circulação de imagens em movimento, técnicas, alcance e autoria.

Clube de Debates

Voltado para os alunos do Ensino Médio, o Clube de Debates visa estimular a reflexão sobre grandes temas históricos e contemporâneos, a capacidade argumentativa, a rapidez de raciocínio, a tolerância às ideias diferentes e contrárias e possibilita a experiência de falar em público.

Clube de Leitura

Nas reuniões do Clube de Leitura são discutidas obras escritas indicadas por professores de diferentes disciplinas, geralmente da área de Língua Portuguesa. O propósito da atividade é principalmente estimular entre os alunos o gosto pela leitura, além de desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos em formatos variados, como romances, contos, crônicas e até mesmo quadrinhos. As obras selecionadas podem ser de autores nacionais ou estrangeiros, abrangendo clássicos da literatura, gêneros específicos ou autores contemporâneos.

RPG

A atividade atrai alunos que se interessam por RPG (Role Playing Game), LARP (Live Action Role Playing Game) e jogos narrativos. Ela estimula a leitura, socialização, criatividade e pode ajudar na superação de timidez. Os alunos jogam e entendem os aspectos mais interessantes dos jogos de estratégia e de colaboração com supervisão dos professores. Outra modalidade da atividade são os jogos de tabuleiro.