Aluno do Colégio Etapa conquista ouro inédito na Olimpíada Internacional de Química (IChO)

Com os dois ouros conquistados pela equipe brasileira, o país obteve o melhor resultado da sua história na competição

Junto com outros três estudantes, Vinícius Figueira Armelin, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa de Valinhos, fez história ao conquistar um dos ouros inéditos para o Brasil na 50ª Olimpíada Internacional de Química (IChO), que foi realizada simultaneamente na Eslováquia e na República Tcheca, entre os dias 19 e 29 de julho.

Vinícius Figueira Armelin encerrou a competição em 11º lugar no ranking geral e com a melhor colocação entre os estudantes brasileiros. “É um resultado excepcional e que premia a dedicação e o talento do Vinícius e de todos que participaram das diversas fases de preparação dele para a olímpiada”, comenta Rubens Conilho Júnior, coordenador de Olímpiadas de Química do Colégio Etapa. “Esse ouro é fruto de um trabalho de longo prazo, que nós desejamos que inspire outros jovens e professores”, destaca.

Formada por quatro alunos, incluindo Vinícius Figueira Armelin do Colégio Etapa e outros três estudantes do Ceará, a equipe que representou o Brasil na IChO 2018  ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, o que representa o melhor resultado da história do Brasil na competição.

Repercussão na mídia 

O jornal SBT Brasil destacou a conquista de Vinícius na edição do dia 4 de agosto. Clique na imagem para assistir à reportagem: 

Etapa na IChO

Em 2010, pela primeira vez os alunos do Etapa fizeram parte da delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Química e, desde então, eles já conquistaram 9 medalhas para o país: uma de ouro, três de prata e cinco de bronze.

Sobre a IChO

A Olimpíada Internacional de Química (IChO) é uma competição anual para estudantes de Química do Ensino Médio, que são considerados os mais talentosos.

Realizada pela primeira vez em 1968, a Olimpíada Internacional de Química ocorre anualmente, todo mês de julho, a cada ano em um país diferente. Atualmente, mais de 320 estudantes de 80 nações participam da competição.

Na IChO, cada país compete com uma delegação formada por até quatro estudantes não-universitários, com idade inferior a 20 anos, que fazem provas teóricas e práticas elaboradas por um júri internacional formado por mentores (membros das delegações) e especialistas do país organizador.

O Brasil participou pela primeira vez da Olimpíada Internacional de Química em 1999, na 31ª edição, que foi realizada na Tailândia. 

 

Leia também: 

Mais uma vez, o Etapa traz a medalha de ouro da IMO para o Brasil 

Aluno do Colégio Etapa conquista medalha de prata na IPhO 

Alunos do Colégio Etapa conquistam medalha de prata no IYPT

Aluna do Colégio Etapa conquista medalha de bronze na IBO