Alunos do Colégio Etapa conquistam medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT)

Bruno Caixeta Piazza e Gabriel Guerra Trigo integraram a equipe brasileira, que obteve a pontuação mais alta da história na competição

Bruno Caixeta Piazza e Gabriel Guerra Trigo, alunos do Colégio Etapa, integraram a equipe brasileira que conquistou medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), que ocorreu entre os dias 19 e 26 de julho, em Pequim, na China.

O Brasil encerrou a participação no torneio em 5º lugar no ranking geral, à frente de países como Canadá, Estados Unidos e da Rússia, que criou o torneio em 1979.

O IYPT é disputado por equipes de três a cinco estudantes do Ensino Médio. Diferentemente de outras olimpíadas estudantis, o IYPT consiste em debates (Physics Fights), nos quais as delegações de cada país participante se enfrentam na posição de: relator, apresentando a solução do problema; oponente, apontando as falhas da primeira equipe; e avaliador, responsável por questionar os demais grupos sobre os apontamentos. A nota final é decidida por um júri.

Durante o torneio, os alunos do Etapa foram liderados por Lucas Vilanova, ex-aluno do Colégio, que participou do IYPT 2016 e os auxiliou na preparação para o torneio.

“A participação no IYPT é uma experiência completa que proporciona aos alunos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de suas habilidades tanto na Física, como no trabalho em equipe, na pesquisa, na oratória e na independência”, comenta Tatyana Stankevicius, professora de Física do Colégio.

Conheça os medalhistas da IYPT

Bruno Caixeta Piazza

Bruno Caixeta Piazza tem 17 anos e está na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa de Valinhos. Após se formar no Ensino Fundamental, o aluno passou a participar de competições nacionais e internacionais, ganhando oito medalhas em torneios de Física, Química e Astronomia.

Após constatar que as provas das competições estavam mais difíceis a cada ano e a concorrência mais acirrada, Bruno intensificou os treinamentos antes da última edição do IYPT.

“É gratificante saber que tenho a possibilidade de representar o Brasil em uma olimpíada internacional, disputando vagas com outros estudantes muito brilhantes e dedicados. E acho que é isso que torna a experiência boa, conhecer pessoas interessantes e que têm uma meta em comum”, destaca Bruno.

Desempenho de Bruno em competições:

Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT): medalha de prata (2018);

Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) Brasil: medalha de prata (2017 e 2018);

Olimpíada de Química de São Paulo: medalha de prata (2017 e 2018);

Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA): medalha de ouro (2017);

Olimpíada Brasileira de Física (OBF): medalha de prata (2017);

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ): medalha de bronze (2017).

Gabriel Guerra Trigo

Gabriel Guerra Trigo tem 16 anos e chegou ao Etapa em 2017, com o objetivo de aprimorar o seu desempenho em olimpíadas por meio das preparações que o Colégio oferece. O esforço nas competições foi recompensado com a conquista de cinco medalhas nas disciplinas de Física e Ciências. “Gosto mais de matérias de Exatas e de Biológicas, porque não dependem de várias interpretações para se chegar a uma solução”, ressalta o aluno.

Gabriel se interessa por torneios como o IYPT, que oferecem a oportunidade de os alunos apresentarem os projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo, além de desenvolverem novas competências, como a oratória e a preparação de experimentos.

A participação em olimpíadas traz outras vantagens, de acordo com Gabriel. “Tivemos a oportunidade de nos aprofundar nos temas e aprendemos conteúdos que vão além dos exigidos nos vestibulares. Além disso, conheci pessoas de outros estados e países que trouxeram vivências relevantes e diferentes das minhas para a competição”, comenta.

Esse ano, a prioridade acadêmica de Gabriel é a participação nas competições estudantis, mas, em 2019, ele pretende se dedicar às candidaturas em para universidades internacionais.

Desempenho de Gabriel em competições:

Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT): medalha de prata (2018);

Olimpíada Europeia de Física (EuPhO): medalha de bronze (2018).

Olimpíada Internacional Junior de Ciências (IJSO): medalha de prata (2017);

Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC): medalha de ouro (2017);

Olimpíada Brasileira de Física (OBF): medalha de ouro (2017);

Olimpíada Paulista de Física (OPF): medalha de ouro (2017).