Alunos do Colégio Etapa conquistam medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT)

Bruno Caixeta Piazza e Gabriel Guerra Trigo integraram a equipe brasileira, que obteve a pontuação mais alta da história na competição

Bruno Caixeta Piazza e Gabriel Guerra Trigo, alunos do Colégio Etapa, integraram a equipe brasileira que conquistou medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), que ocorreu entre os dias 19 e 26 de julho, em Pequim, na China.

O Brasil encerrou a participação no torneio em 5º lugar no ranking geral, à frente de países como Canadá, Estados Unidos e da Rússia, que criou o torneio em 1979.

O IYPT é disputado por equipes de três a cinco estudantes do Ensino Médio. Diferentemente de outras olimpíadas estudantis, o IYPT consiste em debates (Physics Fights), nos quais as delegações de cada país participante se enfrentam na posição de: relator, apresentando a solução do problema; oponente, apontando as falhas da primeira equipe; e avaliador, responsável por questionar os demais grupos sobre os apontamentos. A nota final é decidida por um júri.

Durante o torneio, os alunos do Etapa foram liderados por Lucas Vilanova, ex-aluno do Colégio, que participou do IYPT 2016 e os auxiliou na preparação para o torneio.

“A participação no IYPT é uma experiência completa que proporciona aos alunos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de suas habilidades tanto na Física, como no trabalho em equipe, na pesquisa, na oratória e na independência”, comenta Tatyana Stankevicius, professora de Física do Colégio. 

 


Conheça os medalhistas da IYPT

Bruno Caixeta Piazza 

Bruno Caixeta Piazza tem 17 anos e está na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa de Valinhos. Após se formar no Ensino Fundamental, o aluno passou a participar de competições nacionais e internacionais, ganhando oito medalhas em torneios de Física, Química e Astronomia.

Após constatar que as provas das competições estavam mais difíceis a cada ano e a concorrência mais acirrada, Bruno intensificou os treinamentos antes da última edição do IYPT.

“É gratificante saber que tenho a possibilidade de representar o Brasil em uma olimpíada internacional, disputando vagas com outros estudantes muito brilhantes e dedicados. E acho que é isso que torna a experiência boa, conhecer pessoas interessantes e que têm uma meta em comum”, destaca Bruno.

 

Desempenho de Bruno em competições:

Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT): medalha de prata (2018);

Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) Brasil: medalha de prata (2017 e 2018);

Olimpíada de Química de São Paulo: medalha de prata (2017 e 2018);

Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA): medalha de ouro (2017);

Olimpíada Brasileira de Física (OBF): medalha de prata (2017);

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ): medalha de bronze (2017).

 

Gabriel Guerra Trigo 

Gabriel Guerra Trigo tem 16 anos e chegou ao Etapa em 2017, com o objetivo de aprimorar o seu desempenho em olimpíadas por meio das preparações que o Colégio oferece. O esforço nas competições foi recompensado com a conquista de cinco medalhas nas disciplinas de Física e Ciências. “Gosto mais de matérias de Exatas e de Biológicas, porque não dependem de várias interpretações para se chegar a uma solução”, ressalta o aluno.

Gabriel se interessa por torneios como o IYPT, que oferecem a oportunidade de os alunos apresentarem os projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo, além de desenvolverem novas competências, como a oratória e a preparação de experimentos.

A participação em olimpíadas traz outras vantagens, de acordo com Gabriel. “Tivemos a oportunidade de nos aprofundar nos temas e aprendemos conteúdos que vão além dos exigidos nos vestibulares. Além disso, conheci pessoas de outros estados e países que trouxeram vivências relevantes e diferentes das minhas para a competição”, comenta.

Esse ano, a prioridade acadêmica de Gabriel é a participação nas competições estudantis, mas, em 2019, ele pretende se dedicar às candidaturas em para universidades internacionais.


Desempenho de Gabriel em competições:

Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT): medalha de prata (2018);

Olimpíada Europeia de Física (EuPhO): medalha de bronze (2018).

Olimpíada Internacional Junior de Ciências (IJSO): medalha de prata (2017);

Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC): medalha de ouro (2017);

Olimpíada Brasileira de Física (OBF): medalha de ouro (2017);

Olimpíada Paulista de Física (OPF): medalha de ouro (2017).

 

Leia também: 

Mais uma vez, o Etapa traz a medalha de ouro da IMO para o Brasil 

Aluno do Etapa conquista medalha de ouro histórica na IChO

Aluno do Colégio Etapa conquista medalha de prata na IPhO 

Aluna do Colégio Etapa conquista medalha de bronze na IBO