Aluna do Colégio Etapa conquista medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO)

Além de Julia Galiza, outros três estudantes brasileiros conquistaram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa

Julia Alexsandra Galiza Soares, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa, conquistou medalha de bronze na 29ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que ocorreu no mês de julho, em Teerã, no Irã. A delegação brasileira obteve o melhor resultado do continente americano com a conquista de três medalhas de bronze e de uma menção honrosa.

Este ano, 70 países participaram da IBO com equipes de até quatro estudantes do Ensino Médio. A competição foi dividida em dois dias: com duas provas teóricas de 50 questões cada uma; e quatro exames práticos sobre bioquímica e biologia molecular; botânica, zoologia, evolução, ecologia e comportamento.

“A participação na IBO é enriquecedora, porque o aluno recebe treinamentos teóricos e práticos que o preparam não só para competição, mas também para que ele possa assimilar o conteúdo das melhores universidades do Brasil e do mundo”, ressalta Daniel Berto, professor de Biologia.

Julia destaca que o intercâmbio cultural na IBO foi muito interessante. “Durante uma semana, conheci pessoas de países cujas culturas são muito diferentes do Brasil, mas compartilhávamos os mesmos desejos e ambições”, comenta. “Além disso, a experiência de estar em contato com instrumentos laboratoriais de ponta e de realizar as provas práticas foi espetacular, fazendo com que eu confirmasse que quero me dedicar à área de Biológicas e à pesquisa no futuro”, finaliza.

Conheça a medalhista de bronze, Julia Alexsandra Galiza Soares:

Julia Alexsandra Galiza Soares tem 17 anos, e chegou ao Etapa no primeiro ano do Ensino Médio com o objetivo de participar das atividades complementares que o Colégio oferece e multiplicar as suas competências.                                                                                                                                

Atualmente, a aluna participa do Clube de Leitura, do Coral Etapa, do CRIA – Capacitação para Resultados Internacionais em Artes, além de integrar a equipe olímpica do Colégio. Julia também se dedica ao estudo de piano, pratica yoga e esportes radicais nas horas vagas, como o parkour.

Embora soubesse do nível de dificuldade da IBO, Julia chegou à competição otimista, após ter participado de uma rotina intensa de treinamentos. “Meu objetivo na competição era conseguir aplicar tudo o que aprendi nos últimos meses e trazer uma medalha para casa”, ressalta.

Encerrada a fase de competições estudantis, a prioridade de Julia passará a ser a aprovação em universidades internacionais.

 

Leia também: 

Mais uma vez, o Etapa traz a medalha de ouro da IMO para o Brasil 

Aluno do Etapa conquista medalha de ouro histórica na IChO

Aluno do Colégio Etapa conquista medalha de prata na IPhO 

Alunos do Colégio Etapa conquistam medalha de prata no IYPT