Colégio Etapa é destaque na maior olimpíada do Brasil

Os resultados dos alunos do Etapa na OBMEP levaram o colégio à primeira colocação entre as escolas particulares

Ao todo, os alunos do Colégio Etapa conquistaram três medalhas de ouro, 17 de prata, 24 de bronze e 79 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que pela primeira vez contou com a participação de estudantes de escolas privadas.

Com isso, o Etapa obteve destaque com a maior pontuação entre as instituições de ensino privadas do país na OBMEP. “As medalhas conquistadas na OBMEP e na Olímpiada Internacional de Matemática (IMO) confirmam a excelência do Etapa em grandes competições de Matemática e são resultado de um trabalho forte e sério, do comprometimento dos alunos e do apoio dos pais e familiares”, destaca Régis Prado Barbosa do Colégio Etapa.

  

De acordo com o levantamento do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que aponta as escolas privadas participantes da OBMEP com a maior pontuação, de acordo com as medalhas conquistadas em cada nível, o Colégio Etapa obteve primeiro lugar em 3 grupos que participou: 3E, 2C e 3A.  (Grupo 3E: 621 participantes ou mais no nível 3; Grupo 2C: 81 a 140 participantes no nível 2; Grupo 3A: até 120 participantes no nível 3).

No total, o Estado de São Paulo apresentou cinco escolas classificadas em primeiro lugar em seus respectivos grupos; seguido dos Estados de Minas Gerais e Ceará com quatro escolas em destaque cada um; e Rio de Janeiro com duas escolas.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Na competição, os estudantes de escolas públicas e privadas são divididos em três níveis: Nível 1 - 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 -  8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e Nível 3 - Ensino Médio.

A primeira fase da OBMEP consiste em uma prova objetiva com 20 questões, de acordo com o respectivo nível, e a prova é aplicada na própria escola em que o estudante está matriculado.

Posteriormente, os melhores classificados na primeira fase são convocados a participar de uma segunda prova com seis questões discursivas, também diferenciadas por nível, em locais indicados pela organização da OBMEP.

UF

ESCOLA EM 1º LUGAR POR GRUPO

GRUPO

SP

ETAPA COLÉGIO DE EFM – SP

3E

SP

ETAPA COLÉGIO – Valinhos

2C

SP

ETAPA III COLÉGIO - Internacional SP

3A

SP

MATER AMABILIS COLÉGIO

2B

SP

PIONEIRO CENTRO EDUCACIONAL

1C

RJ

COLÉGIO SALESIANO SANTA ROSA

1A

RJ

SISTEMA ELITE DE ENSINO

2E

MG

COLÉGIO BERNOULLI - UNIDADE GONÇALVES DIAS

2A

MG

COLÉGIO NEUSA ROCHA

1B

MG

COLÉGIO SANTO ANTONIO

1D

MG

COLEGUIUM - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

1E

CE

7 DE SETEMBRO COLÉGIO - EBS

3B

CE

ARI DE SA CAVALCANTE COLÉGIO - MAJOR FACUNDO

2D

CE

ARI DE SA CAVALCANTE SEDE ALDEOTA COLÉGIO

3D

CE

FARIAS BRITO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

3C

 

(*) Os 15 grupos foram formados com cada um dos 3 níveis da prova, com 5 tipos de grupo em cada nível, conforme o total de alunos inscritos pela escola na OBMEP. Fonte: http://www.obmep.org.br