Colégio Etapa é destaque na maior olimpíada do Brasil

Os resultados dos alunos do Etapa na OBMEP levaram o colégio à primeira colocação entre as escolas particulares

Ao todo, os alunos do Colégio Etapa conquistaram três medalhas de ouro, 17 de prata, 24 de bronze e 79 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que pela primeira vez contou com a participação de estudantes de escolas privadas.

Com isso, o Etapa obteve destaque com a maior pontuação entre as instituições de ensino privadas do país na OBMEP. “As medalhas conquistadas na OBMEP e na Olímpiada Internacional de Matemática (IMO) confirmam a excelência do Etapa em grandes competições de Matemática e são resultado de um trabalho forte e sério, do comprometimento dos alunos e do apoio dos pais e familiares”, destaca Régis Prado Barbosa do Colégio Etapa.

De acordo com o levantamento do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que aponta as escolas privadas participantes da OBMEP com a maior pontuação, de acordo com as medalhas conquistadas em cada nível, o Colégio Etapa obteve primeiro lugar em 3 grupos que participou: 3E, 2C e 3A.  (Grupo 3E: 621 participantes ou mais no nível 3; Grupo 2C: 81 a 140 participantes no nível 2; Grupo 3A: até 120 participantes no nível 3).

No total, o Estado de São Paulo apresentou cinco escolas classificadas em primeiro lugar em seus respectivos grupos; seguido dos Estados de Minas Gerais e Ceará com quatro escolas em destaque cada um; e Rio de Janeiro com duas escolas.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Na competição, os estudantes de escolas públicas e privadas são divididos em três níveis: Nível 1 - 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 -  8º e 9º ano do Ensino Fundamental; e Nível 3 - Ensino Médio.

A primeira fase da OBMEP consiste em uma prova objetiva com 20 questões, de acordo com o respectivo nível, e a prova é aplicada na própria escola em que o estudante está matriculado.

Posteriormente, os melhores classificados na primeira fase são convocados a participar de uma segunda prova com seis questões discursivas, também diferenciadas por nível, em locais indicados pela organização da OBMEP.

UF

3D

FARIAS BRITO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

3C