Colégio ETAPA - Ensino Forte

O Colégio Etapa, desde o processo de alfabetização, tem como meta o aprendizado da língua de forma ampla e completa. A interação entre música, poesia, ciência e arte se faz por meio de textos que percorrem os mais diferentes gêneros. Leituras de narrativas, textos poéticos, letras de música, artigos de divulgação científica, textos instrucionais, entre tantos outros, despertam o interesse do aluno para a procura e ampliação dos conhecimentos e, logicamente, para as possibilidades de expressar, tanto oralmente quanto na escrita, os assuntos trabalhados. Às competências linguísticas gradativamente adquiridas associam-se os códigos que perfazem os conceitos das Ciências e da Matemática. Inclui-se o cuidado com a forma física, por meio da prática esportiva em quadra e na água, propiciando a mais completa e abrangente forma de educação para a formação geral e completa do aluno.

Os alunos têm aulas de Ciências (laboratórios de Física, Química e Biologia), História, Geografia e Inglês. Todas as atividades visam ao fortalecimento da linguagem científica. Em paralelo, são dadas aulas de robótica, informática, artes e música. Além disso, os alunos podem participar de outras atividades, como coral e aulas de flauta doce. Entre as atividades extracurriculares há visitas monitoradas a museus, parques e instituições científicas.

O Colégio ETAPA sedimenta uma base firme e sólida para seus alunos, de modo a poderem enfrentar sem dificuldades as próximas etapas da formação escolar.

Período Integral

Desde de 2014 o Colégio ETAPA Valinhos oferece a opção de Período Integral para as séries do Ensino Fundamental I.

Além das atividades curriculares do período da tarde, durante o período complementar (da manhã) o aluno tem acompanhamento pedagógico para realizar as tarefas escolares e estudar para as provas, desenvolvendo sua autonomia e capacidade de organização para os estudos. Por meio de vivências e de forma lúdica ele realiza atividades visando à formação cultural, fortalecimento do raciocínio lógico, desenvolvimento da língua Inglesa, prática de atividades físicas e aquisição de conhecimentos e bons hábitos alimentares.

O modelo de escola em Período Integral proposto pelo Colégio ETAPA procura impactar positivamente o aprendizado dos alunos e proporcionar uma alternativa de qualidade, segura e prática para as famílias.