Alunos do Etapa conquistam três medalhas de prata e uma de bronze no IYPT Brasil

Os alunos também garantiram duas vagas na equipe brasileira que competirá na edição internacional do IYPT, em julho, na Polônia

12 de março de 2019

Quatro equipes do Colégio Etapa foram premiadas no International Young Physicists' Tournament (IYPT) Brasil, realizado entre os dias 8 e 10 de março, em São Paulo.

Os times "Baurus Relativísticos" (3º lugar), "Back to the Physics" (5º lugar) e "Feiticeiros de Waverly Planck" (7º lugar) conquistaram medalhas de prata. Já a equipe "Não Sabemos Ainda" (8º lugar), garantiu uma medalha de bronze.

Além das medalhas, as equipes que terminaram o torneio como 3º e 5º colocados também poderão enviar um aluno cada uma para o IYPT Internacional, que ocorrerá em julho, na cidade de Varsóvia, capital da Polônia.

  

"As quatro equipes do Colégio Etapa que participaram do IYPT foram premiadas e todas elas ficaram entre as 10 primeiras colocadas. Esse resultado mostra o empenho dos alunos e a excelência dos treinos olímpicos oferecidos pelo Etapa", comenta Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa São Paulo.

A professora de Física do Colégio Etapa Valinhos, Tatyana Stankevicius, também ressalta o resultado dos alunos: "Geralmente, o 7º lugar no IYPT ganha a medalha de bronze, porém, a equipe ´Feiticeiros de Waverly Planck´ ficou com menos de meio ponto abaixo da nota que garantiu a 5ª colocação e, por isso, também recebeu a medalha prateada", explica.

O aluno Vinicius Ventura Andreossi, 17 anos, integrante da equipe "Baurus Relativísticos", já participou de outras olimpíadas de Física e Robótica, mas destaca sua preferência pelo IYPT. "Esse torneio é o que eu mais me empenhei desde que comecei a competir. Ele é muito interessante, pois leva em conta múltiplas habilidades, como liderança, conhecimento teórico e experimental, além de oratória e pesquisas aprofundadas em Física", diz.

"O maior desafio dessa competição é estudar métodos avançados para a resolução dos problemas de Física, com conteúdos que vão além daqueles cobrados no vestibular. Mas isso é gratificante para quem, assim como eu, gosta dessa disciplina", explica Gabriel Quintas Rippel, 16 anos, integrante da equipe "Feiticeiros de Waverly Planck". "O momento da premiação é indescritível, pois é quando você percebe que todo o seu esforço valeu a pena", completa Rippel.

Sobre o International Young Physicists´ Tournament (IYPT)

O IYPT Brasil ocorre desde 2004, quando o Brasil passou a participar da competição. A fase nacional do torneio aceita equipes de três a cinco estudantes do Ensino Médio. O objetivo é resolver problemas predefinidos de forma teórica e experimental, realizar pesquisas e participar de debates. 

O grupo brasileiro que disputará a fase internacional do IYPT 2019 será formado por um estudante de cada uma das cinco equipes melhores classificadas no IYPT Brasil, incluindo dois alunos do Colégio Etapa. 

Equipes do Colégio Etapa no IYPT Brasil 2019:

Equipe "Baurus Relativísticos"  - 3º lugar (medalha de prata): Marcos Henrique Castello, Matheus Taniguti de Araújo, Maurício Kirakosyan Zorzan e Vinícius Ventura Andreossi.

Equipe "Back to the Physics" - 5º lugar (medalha de prata): Gabriel Guerra Trigo, Eduardo Bardal Slikta, Miguel Vieira Pereira e Artur Vieira Pereira.

Equipe "Feiticeiros de Waverly Planck" - 7º lugar (medalha de prata): Gabriel Quintas Rippel, João Pedro Marchi Oliveira e Maria Luisa Parada.

Equipe "Não Sabemos Ainda" - 8º lugar (medalha de bronze): Bruna Junqueira A F Lopes, Murilo Hideo Tibana, Pedro Henrique Teixeira Tavares, Rafael José Silva Coelho e Victor Augusto Fonseca.