Aluna do Colégio Etapa conquista medalha de bronze em competição europeia de matemática

A aluna da segunda série do Ensino Médio do Colégio Etapa, Débora Tami Yamato, foi premiada com medalha de bronze por sua participação na 7ª edição da European Girls' Mathematical Olympiad (EGMO), realizada em Florença, na Itália.

As outras três estudantes brasileiras dos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal que participaram da EGMO também conquistaram medalhas. Com isso, o Brasil encerrou a competição com um total de quatro medalhas - duas de prata e duas de bronze - ocupando o 13º lugar geral entre as 52 equipes participantes de 51 países

  

Quinta pessoa da esquerda para a direita, Débora Tami Yamato, do Colégio Etapa, seguida pela líder de equipe e ex-aluna do Etapa, Deborah Alves

“A EGMO é muito importante por ser uma competição só para meninas. É comum as estudantes desistirem das olimpíadas de Matemática ao longo dos anos, por isso uma competição específica as incentiva a continuarem se empenhando”, afirmou Yamato.

“Foi um momento de competição, mas também de diversão e conhecimento. Eu pude refletir sobre o futuro que quero para mim e sobre qual carreira pretendo seguir. Ainda tenho dúvidas, mas sei que envolverá a área de ciências ou exatas”, contou a estudante do Etapa. 

Ex-aluna do Colégio Etapa, Deborah Alves, graduada em Ciência da Computação e Matemática pela Universidade de Harvard, foi uma das líderes da equipe que representou o Brasil na EGMO e comentou sobre a experiência de participar novamente de uma competição de matemática. “Amei a experiência de ser líder do time brasileiro, que também incluía uma aluna do mesmo Colégio em que eu estudei.  Senti pela primeira vez como é ter a responsabilidade de ser líder e lutar por cada ponto das meninas”, contou.

Essa foi a segunda vez que o Brasil participou da competição. Em 2017, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de bronze e duas menções honrosas, ficando em 26º lugar na classificação geral.