Colégio Etapa de São Paulo abre turmas de Período Integral para o Ensino Fundamental I

Ao todo, são oferecidas 17 atividades extracurriculares das 7h30 às 11h30, de segunda a sexta feira

Desde o início de 2018, a unidade do Colégio Etapa em São Paulo oferece o ensino em período integral para alunos do 1º ao 5º ano. Nesta opção, além das aulas curriculares, que ocorrem no período da tarde, os alunos recebem acompanhamento pedagógico e participam de atividades extracurriculares de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30.

As atividades oferecidas estão distribuídas em seis eixos norteadores: Cultura e Artes; Raciocínio Lógico; Ciências e Saúde; Esporte e Expressão Corporal; Línguas Estrangeiras; e Língua Portuguesa. Já o acompanhamento pedagógico, inclui o Estudo Dirigido, período em que os alunos podem fazer as tarefas do dia e/ou estudar para as provas sob a supervisão dos educadores.

  

Alunos na atividade de Linguagem Escrita e Falada

O período integral conta com programas de dois, três ou cinco dias por semana, para atender a demanda de cada família e as necessidades do aluno.

“É uma oportunidade para os alunos realizarem atividades diferentes e descobrirem outros interesses. Apesar do meu filho mais velho não ter demonstrado interesse por todas as atividades inicialmente, nós optamos pelo período integral duas vezes por semana. Hoje, percebo que os dois falam com entusiasmo de todas as atividades que participam”, conta Luciane Elizardo, mãe de dois alunos que frequentam o período integral.

“Também foi importante para a adaptação deles no Colégio, tanto pelo auxílio com as tarefas e o estudo para as provas, como por permitir que eles fiquem em contato com outros alunos, o que é importante para a socialização e a integração deles na escola”, completa.

  

Aulas de Robótica

Segundo Fabiano Feijó, coordenador pedagógico da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa, os estudos para a implementação do período integral levaram cerca de três anos e incluíram testes de interesse e dos métodos utilizados nas atividades a serem oferecidas.

“O modelo de ensino em período integral do Etapa visa trabalhar as diversas habilidades cognitivas e sociais da criança, complementando as disciplinas obrigatórias do período da tarde. Com isso, a criança desenvolve-se globalmente”, explica Feijó.

  

O Taekwondo faz parte do eixo temático de Esporte e Expressão Corporal

 

Colégio Etapa Valinhos

A opção período integral é oferecida na unidade de Valinhos desde 2014, para alunos da Educação Infantil (a partir de 3 anos de idade) até o 5º ano do Ensino Fundamental I. As atividades também estão divididas entre os mesmos seis eixos temáticos: Cultura e Artes; Raciocínio Lógico; Ciências e Saúde; Esporte e Expressão Corporal; Línguas Estrangeiras; e Língua Portuguesa; além do Estudo Dirigido, para a realização de tarefas e preparação para as provas.

A diretora do Colégio Etapa de Valinhos, Cynthia Passoni, afirma que a opção traz segurança e tranquilidade para as famílias e ganhos significativos para a educação das crianças. “Os professores conseguem entender e trabalhar melhor eventuais dificuldades do aluno, ampliando as possibilidades de aprendizado e estimulando a sua autonomia. Além disso, as atividades oferecidas são bem diversificadas e cuidadosamente planejadas para serem trabalhadas de forma divertida e interessante para os alunos” explica Passoni.

 

Confira as atividades extracurriculares oferecidas no Período Integral de São Paulo, divididas por eixo temático:

Línguas Estrangeiras

Inglês: Nas aulas de inglês do contra período são trabalhados, de forma lúdica e pedagógica, os quatro pilares do inglês: reading, writing, listening e speaking. As aulas envolvem músicas, brincadeiras, rodas de conversas e outras atividades de acordo com o nível e a faixa etária do aluno. São utilizados diferentes espaços adaptados para essas atividades e o principal objetivo é o uso do inglês no dia a dia.

Espanhol: A atividade tem nível introdutório e busca apresentar aos alunos os contextos que envolvem essa língua. Por meio da língua espanhola, do reconhecimento da cultura de muitos países latinos, bem como do contato com o próprio vocabulário e as regras gramaticais do idioma, temos uma nova possibilidade de linguagem e comunicação para os alunos interessados em aprender o espanhol. Os exercícios realizados nas aulas envolvem as habilidades de escuta, escrita, leitura e reflexão, além do intercâmbio de conhecimentos culturais e históricos.

 

Cultura e Artes

Música: No período integral, as crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências musicais diferentes das que realizam no ensino regular. A proposta é estimular o aprendizado musical pelo viés da experimentação e da descoberta dos enigmas da música e do som. As aulas incluem a confecção de instrumentos, o estímulo da coordenação motora, a execução musical coletiva, a expressão corporal e o canto.

Teatro: O curso de Teatro possibilita a exploração dos sentidos, desenvolvendo a observação, a coordenação, a concentração e a imaginação. Por meio de jogos teatrais, histórias e improvisações, os alunos aprendem a interagir melhor com o grupo, a se expressarem publicamente e a superarem as dificuldades encontradas. De forma lúdica, os alunos desenvolvem técnicas corporais, vocais e o uso do espaço cênico, além de participarem de uma montagem teatral aberta à comunidade escolar no final do curso.

 

Língua Portuguesa

Oficina de Leitura: Trata-se de um momento em que os alunos entram em contato com diferentes gêneros textuais, a fim de criar, coletiva e individualmente, novos textos. Por meio de exposição coletiva de ideias, eles são levados a argumentar, refletir e pensar acerca de suas leituras, de modo a construir um pensamento significativo sobre sua vida e o mundo em que vivem. Para esse fim, utiliza-se uma caixa contadora de histórias, repleta de personagens, além de livros e estratégias pedagógicas de leitura e de escrita.

Linguagem Escrita e Falada (L.E.F): Partindo das frentes Gramática, Literatura e Redação, as aulas de L.E.F apresentam aos alunos as vastas possibilidades de reflexão e criação textual oferecidas pela Língua Portuguesa, de modo a torná-los cada vez mais preparados para lidar com situações práticas de comunicação, sejam elas verbais ou não-verbais. A atividade contempla o exercício da escrita e da leitura, a interpretação de textos e as regras gramaticais. Dessa forma, as aulas dialogam com os momentos de aprendizagem do período da tarde, incentivando a construção coletiva e individual de textos, a realização de exercícios e a prática da oralidade.

 

Esporte e Expressão Corporal

Atividades motoras e desportivas: Em paralelo com as aulas de Educação Física do período regular, o foco dessa atividade é o trabalho especifico das habilidades motoras, sem perder a ludicidade. As aulas promovem o desenvolvimento de habilidades sociais por meio de jogos cooperativos, além de proporcionarem vivências do trabalho em equipe e da tomada de decisão.

Natação: A proposta dessa atividade é desenvolver as habilidades de sobrevivência na água e o aprendizado das técnicas das quatro modalidades do esporte: crawl, costas, peito e borboleta.

Taekwondo: Nas aulas de taekwondo, as crianças vivenciam movimentos simples como rolar, andar, correr e saltar, desenvolvendo a noção espaço-temporal e aprendendo na prática a diferenciar as velocidades e determinar a regularidade do seu próprio tempo e do tempo pré-estabelecido nos movimentos como: saltitos, esquivas, chutes frontais, chutes laterais, chutes giratórios, socos e sequência de ataques e defesas. Também são trabalhadas noções de ritmo e de sincronismo. Ao final do curso, os alunos apresentam as sequências de ataque e defesa (Poomsae) e uma simulação de luta sem contato, para o avanço de graduação.

Balé: O curso de balé propõe aos alunos o desenvolvimento do balé clássico, por meio de atividades de flexibilidade, alongamento, equilíbrio e força. Os alunos experimentam diferentes ritmos no aprendizado dos passos e das coreografias. E, no final do ano, é realizada uma apresentação para os pais, com os conteúdos trabalhados.

 

Raciocínio Lógico

Xadrez: O curso de Xadrez ocorre com periodicidade quinzenal e as aulas têm duração de 50 minutos. Nesses encontros, é ensinada a base do jogo por meio de atividades lúdicas. A prática desse jogo milenar, de estratégia e cálculo, visa ativar a imaginação do aluno, explorando um conjunto bastante variado de habilidades e favorecendo o crescimento geral do participante. Algumas das habilidades que são desenvolvidas no decorrer das aulas são concentração e planejamento; criatividade e imaginação; inteligência espacial e memória visual; raciocínio lógico e abstrato; adequação às regras e respeito pelo outro; autodisciplina e controle das emoções. Geralmente, as dinâmicas das aulas são compostas por três fases: teoria, prática de jogo e recreação. As atividades relacionam-se com o universo enxadrístico, tais como: introdução à história do jogo; criação de histórias e jogos a partir das peças e do tabuleiro; treino de cálculo e escolha de lances; jogos simultâneos; jogos em grupo; australianas; xadrez aleatório; xadrez gigante; Rei da Colina, Batalha dos 3 xeques, entre outras.

Raciocínio Lógico: As aulas de Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental I englobam atividades lúdicas, jogos e desafios que visam estimular a criação de estratégias, a agilidade na tomada de decisão, as situações envolvendo erros e acertos, o trabalho em equipe, além de aprimorar conhecimentos trabalhados nas disciplinas regulares.

Educação financeira: As aulas de Educação Financeira são desenvolvidas com a finalidade de melhorar a relação dos alunos com o dinheiro, trabalhando a educação para o consumo. O trabalho é desenvolvido ao longo do ano, com aulas quinzenais. Todas as apostilas apresentam material teórico que envolve situações cotidianas, sempre relacionadas aos conceitos de Educação Financeira. Os estudantes são levados a refletir sobre temas como a diferença entre o valor e o preço, compras por necessidade ou consumismo e a importância de partilhar. De forma dinâmica, são trabalhadas, ainda, questões como a origem do dinheiro, economia de dinheiro (com a criação e uso de um cofrinho), investimento na poupança, planejamento, orçamento de gastos e aplicação em economias. Ao final do curso, também é trabalhado o empreendedorismo.

 

Ciências e Saúde

Saúde: o objetivo da atividade é promover a qualidade de vida dos alunos, ensinando a importância dos cuidados com a higiene pessoal e os hábitos que ajudam a evitar problemas de saúde, como resfriados, infecções intestinais, cáries dentárias e piolhos. A programação também aborda o tema alimentação saudável, conscientizando sobre os efeitos positivos da nutrição adequada.

Robótica: As atividades de robótica visam ao aprendizado da programação de robôs, ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade para a resolução de problemas, coordenação motora e trabalho em equipe. A metodologia consiste na aplicação dos conceitos no cotidiano do aluno de forma lúdica, fazendo uma interação interdisciplinar da Física e da Matemática com música, esportes, artes e brincadeiras. Em relação aos conhecimentos técnicos, são trabalhados os conceitos de distância, velocidade, ângulos, lógica booleana, estruturas condicionais, variáveis (apenas no 5º ano do Ensino Fundamental), sensores de distância e toque (botão), LEDs e movimento circular.