Alunos do Etapa participam da Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Durante o evento, que marca o fim do ciclo de competições do ano anterior e o início do próximo, foram premiados os medalhistas da OBM 2017

Alunos do Colégio Etapa participaram da Semana Olímpica da OBM, evento no qual estudantes de todo o país com interesse em Matemática puderam se conhecer, receber treinamento para futuras competições, participar da cerimônia de entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática 2017 (OBM) e disputar provas seletivas para importantes competições como a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, a Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e European Girls' Mathematical Olympiad (EGMO).

Esta edição da Semana Olímpica contou com nove medalhistas do Colégio Etapa premiados na OBM e dois ex-alunos do Etapa que foram convidados a participar do evento como professores, Deborah Alves e Gustavo Empinotti.

Os nove alunos do Etapa que participaram da Semana Olímpica da OBM com o Professor Régis Barbosa

“A participação na Semana Olímpica da OBM é muito positiva para os estudantes, que encontram pessoas de todo o Brasil que também adoram problemas desafiadores de Matemática, aprendem novas técnicas de resolução e fazem amizades”, conta o professor e coordenador de Matemática do Colégio Etapa, Régis Barbosa.

Para André Yuji Hisatsuga, que terminou o Ensino Médio em 2017 e já está cursando Matemática na Universidade de São Paulo (USP), o melhor momento do evento foi a “Vingança”, que consiste em uma prova elaborada pelos alunos para desafiar os mestres. “É muito bonito ver que os professores também se divertem pensando nos problemas e o quanto eles gostam do que fazem. Dá bastante trabalho organizar as questões, mas com certeza vale a pena”, afirma ele, que participou pela quinta vez da Semana Olímpica da OBM.

Já Lucas Melo de Oliveira, aluno do 3º ano do Ensino Médio, participou pela primeira vez do evento e também ficou bastante satisfeito. “A oportunidade de ter aulas com professores muito bons e de conhecer outros alunos que gostam de Matemática foram as melhores experiências da Semana Olímpica”, destaca.

“A preparação para as competições me coloca em contato mais profundo com as minhas áreas de interesse e vai muito além das matérias que aprendo nas aulas convencionais. Isso tem me ajudado bastante na escolha do que quero seguir como carreira”, conta Lucas, que pretende cursar Matemática ou Computação.

OBM 2017

Ao todo, 12 alunos do Colégio Etapa foram premiados na edição 2017 da OBM: Bernardo Peruzzo Trevizan e Lucas Hiroshi Hanke Harada, que ganharam medalha de ouro; André Yuji Hisatsuga, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, Mateus Siqueira Thimóteo, Olavo Paschoal Longo e Luiz Henrique Yuji Delgado Oda, que conquistaram medalha de prata; os medalhistas de bronze, Lucas Melo de Oliveira, Débora Tami Yamato e Daniel Yamamoto Damico; e os alunos Ian Seo Takose e Felipe Saneshima Brasil Barbosa, que receberam menção honrosa na competição.

Sobre a Semana Olímpica da OBM

Realizada anualmente desde 1998, a Semana Olímpica da OBM conta com a participação de alunos e professores de todo o Brasil que participam de aulas avançadas de Matemática, orientação acadêmica e atividades de interação e lazer.

A 21ª edição do evento reuniu mais de 100 estudantes premiados na OBM 2017, entre os dias 22 e 28 de janeiro, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas.