Alunos do Colégio Etapa e Orquestra Filarmônica de Valinhos apresentam clássicos da música brasileira

A Orquestra Filarmônica de Valinhos apresentou um “Concerto de Música Brasileira”, no auditório do Colégio Etapa, em Valinhos, no dia 16 de setembro. O repertório incluiu clássicos da música nacional como Brasileirinho, Trem das Onze, Garota de Ipanema, entre outros.

Para finalizar o evento que faz parte da Série Etapa de Concertos Didáticos, um coral formado por alunos do 6º e do 7º ano do Colégio Etapa fizeram um número especial junto com a orquestra. Além de cantarem as músicas Asa Branca e Maria Maria, os alunos permaneceram no palco para o “bis” da canção Trem das Onze, do compositor Adoniram Barbosa, que é natural de Valinhos.

“Foi uma ótima experiência para os alunos e um aprendizado também para mim. Não é sempre que conseguimos nos apresentar junto com uma orquestra filarmônica e quando temos a chance precisamos nos empenhar, ensaiar e aprender”, comentou Nívia Cosmo, professora de música do Etapa.

Segundo a professora, a música desenvolve o indivíduo como um todo, desde conceitos de respiração, trabalho em grupo, ritmo, verbalização e até poesia.

O maestro Danilo Tomic, que regeu a Orquestra, também falou da importância de incluir os jovens nas apresentações. “A música é fundamental na educação das crianças, traz muitos benefícios, por isso um evento como esse é algo que precisa ser cultivado e incentivado”, concluiu.

Série Etapa de Concertos Didáticos

Criada com o objetivo de divulgar a música instrumental nas escolas públicas de Valinhos, a Série Etapa de Concertos Didáticos realiza apresentações no Auditório do Etapa, no Auditório Municipal e em escolas públicas do município.