Feira Literária do Colégio Etapa incentiva o hábito da leitura em alunos do Ensino Infantil e Fundamental I

O evento contou com feira de livros, apresentação de trabalhos dos alunos e palestra da autora infantil Claudia Lima

A Feira Literária do Colégio Etapa reuniu pais e alunos do Ensino Infantil e Fundamental I para uma manhã de literatura. Realizado anualmente, o evento contou com feira de livros, apresentação de trabalhos e jogos feitos pelos alunos, além de palestra da autora infantil Claudia Lima.

A intenção da iniciativa é incentivar o hábito da leitura e da escrita nos alunos desde pequenos. “Acredito que isso traz para eles uma outra visão do que é um livro, de como são produzidos e do quanto a leitura será importante para o resto da vida deles”, afirmou Vanessa Goya Votta, mãe dos alunos Heitor Goya Votta e Sophia Helena Goya Votta, respectivamente do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental.

No espaço da recreação, os alunos e suas famílias participaram de uma conversa com a autora Claudia Lima, idealizadora da coleção de histórias  poéticas “Somos Todos Viajantes”, que trata de temáticas ambientais e busca despertar nos jovens leitores o respeito pela natureza. Além disso, puderam conferir as obras selecionadas especialmente para as crianças na feira organizada pela Editora Casa de Livros.

No espaço da Quadra C1, os alunos e os pais brincaram com jogos desenvolvidos na Oficina de Leitura, com base nas obras literárias estudadas em sala e envolvendo brincadeiras com garrafas e argolas, poemas, criaturas fantásticas, histórias a serem construídas, jogos com sentenças verdadeiras e falsas, além de perguntas sobre os conteúdos estudados. A cada rodada da brincadeira, os participantes recebiam uma ficha colorida para preencher a cartela “Minha participação na Feira Literária 2017”, que dava direito a um marcador de página confeccionado pelos próprios alunos.

Já na quadra C3, foram expostos trabalhos realizados pelos alunos durante as aulas de Oficina de Leitura e nas férias, em conjunto com as famílias. Em junho, cada série recebeu uma lista de quatro livros, dos quais um deveria ser lido durante o mês de julho e servir de inspiração para a produção de um trabalho artístico e literário: cartaz, quadro, maquete, desenho ou uma escultura. “A intenção da tarefa era envolver toda a comunidade Etapa em uma atividade literária, chamando a atenção para o fato de que a leitura nos faz crescer, pensar e transformar o mundo”, afirma a professora de Oficina de Leitura do Ensino Infantil e Fundamental I, Ana Paula Araújo.

Para a professora, ao expor seus trabalhos, participar de jogos literários, bem como conhecer uma escritora de perto, os alunos são levados a ver a leitura como uma rede de possibilidades. “Nós do Colégio Etapa vemos a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento de cidadãos críticos, preocupados com o outro e estimulados a melhorar o mundo”, destaca.