Aluna do Colégio Etapa é reconhecida com menção honrosa na IBO 2017

A Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) ocorreu entre os dias 23 e 30 de julho, no Reino Unido

Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa, Laís Ribeiro Coca Parada, 17 anos, recebeu uma menção honrosa por sua participação na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada entre os dias 23 e 30 de julho, na cidade de Coventry, no Reino Unido. A equipe brasileira teve a melhor colocação entre os países ibero-americanos e conquistou, ao todo, uma medalha de prata e duas menções honrosas.

Equipe brasileira que conquistou uma medalha de prata e duas menções honrosas na IBO 2017

Neste ano, 68 países participaram da IBO com equipes de até quatro estudantes do Ensino Médio. A competição foi dividida em dois dias, com duas provas teóricas de 40 questões cada uma; e ainda três exames práticos sobre botânica, bioquímica e fisiologia do desenvolvimento.

Para participar da IBO 2017, a aluna Laís Ribeiro Coca Parada passou uma seleção do Instituto Butantã, em São Paulo. No total, foram três provas que selecionaram os 15 melhores estudantes do país. Em seguida, ela participou de um treinamento intensivo com outras provas classificatórias que selecionaram os quatro integrantes da equipe brasileira.

Laís está feliz com a menção honrosa, que colaborou para que o Brasil alcançasse o melhor resultado entre os países ibero-americanos na olimpíada. “Para mim, a parte prática é a mais difícil, longa e complexa. Um pequeno erro pode estragar todo o experimento, por isso é necessário raciocínio e movimentos precisos e extremamente rápidos”, afirma Laís.

Segundo o professor de Biologia do Colégio Etapa, Daniel Berto, que acompanhou a equipe brasileira na IBO, participar da competição traz inúmeros benefícios. “Além do intercâmbio com estudantes de diversas partes do mundo, a participação na IBO permite o aprimoramento do currículo do aluno e aumenta a sua chance de sucesso em exames concorridos no futuro”.

Perfil da aluna Laís Ribeiro Coca Parada

Natural de São Paulo (capital), Laís Ribeiro Coca Parada adora estudar, praticar esportes e desenvolver o lado artístico. Desde que entrou no Colégio Etapa em 2015, se dedica a todas as disciplinas do Ensino Médio, especialmente biologia e neurociências “Amo biologia porque permite entender o que acontece com todos os seres vivos ao meu redor desde a escala molecular, sem limites. Além disso, essa disciplina envolve bastante de outras matérias que eu gosto muito, como física e química”.

Por seu desempenho estudantil, Laís já conquistou o segundo lugar na Olimpíada Regional de Neurociências de São Paulo em 2017 e a medalha de prata na Canguru de Matemática nos anos de 2015, 2016 e 2017, além da menção honrosa na Olimpíada Internacional de Biologia, neste ano.

Para Laís, a participação em olimpíadas a ensinou a ser mais independente nos estudos, a se dedicar aos assuntos e disciplinas que mais gosta e ainda permitiu que ela conhecesse pessoas de todo o mundo com os mesmos interesses.

Mas o universo da Laís vai além dos estudos. A jovem faz parte do time de futsal feminino sub-18, inclusive, já conseguiu o primeiro lugar nos Jogos de Integração organizados pelo ETAPA no futsal feminino sub-16, e ainda encontra tempo para desenvolver as habilidades artísticas por meio da pintura e do teatro.

Decidida, Laís quer ser médica. “Eu pretendo fazer a graduação aqui na cidade de São Paulo mesmo. Quero me especializar e trabalhar na parte clínica da área de neurologia, conciliando com o trabalho de pesquisa”.