Aluno do Etapa ganha bronze na
maior competição de Biologia do mundo

O aluno do Colégio Etapa João Pedro Silva Torres conquistou medalha de bronze na maior competição de Biologia do mundo para estudantes do Ensino Médio. A 30ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) ocorreu entre os dias 14 e 21 de julho, na cidade de Szeged, na Hungria.

“A prova foi mais difícil do que nos anos anteriores, com muitas questões teóricas que exigiam dos estudantes raciocínio lógico, interpretação de dados biológicos a partir de gráficos e tabelas, além da realização de cálculos. Já entre as práticas o destaque foi a prova de Bioinformática, tema inédito na IBO”, destaca Daniel Berto, coordenador de olimpíadas de Biologia do Colégio Etapa. 

Formada por quatro estudantes, incluindo João Pedro, a equipe que representou o Brasil na IBO conquistou duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Ao todo, o evento contou com a participação de 285 estudantes de 78 países. 

Sobre a IBO 

A Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) é considerada a maior competição de Biologia do mundo e sua primeira edição ocorreu na República Tcheca, em 1990. O torneio é realizado anualmente e visa estimular os estudantes do Ensino Médio a conhecerem e se interessarem pela carreira científica.

 

Conheça o nosso aluno medalhista: 

IBO 2019: João Pedro Silva Torres 

João Pedro Silva Torres, 17 anos, é natural de Campinas e, atualmente, mora com os pais em São Paulo.  Em 2017, ele iniciou os estudos no Etapa por conta da tradição do colégio em olimpíadas estudantis. E, como acontece com muitos estudantes, foi por meio dos torneios que ele descobriu a sua vocação.

A partir de um resultado olímpico, João Pedro ganhou uma bolsa do Programa de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP). “Desde então, eu passei a me interessar pela pesquisa científica, em grande parte pelas experiências que tive com os professores e os pesquisadores da USP, que são excelentes”, conta.

No Etapa, João Pedro participa das aulas extracurriculares de Biologia e de Neurociências, que são as suas matérias favoritas. Com isso, ele já conquistou quatro medalhas em importantes competições: na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), ele ganhou ouro em 2018 e em 2019; já na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), ele conquistou medalha de prata em 2018.

Antes disso, João Pedro Silva Torres também já havia ganhado medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2015.

E, nos intervalos da preparação para a IBO, João Pedro aproveitou o tempo livre para ler as obras clássicas exigidas pelos principais vestibulares do país, assistir aos animes (animações japonesas) e ler mangá (revistas em quadrinhos japonesas).

Após a IBO, João Pedro, que pretende se graduar em Medicina, retomará a preparação para o vestibular da USP e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).