Alunos do Etapa ganham bronze na maior
competição de Matemática do mundo

Os alunos do Colégio Etapa Bernardo Peruzzo Trevizan e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado conquistaram medalhas de bronze na maior competição de Matemática do mundo. A 60ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) ocorre entre os dias 11 e 22 de julho, na cidade de Bath, no Reino Unido.

Formada por seis alunos, incluindo Bernardo e Pedro, a equipe que representou o Brasil na IMO conquistou seis medalhas, sendo duas de prata e quatro de bronze, e encerrou a competição em 29° lugar no ranking geral.

Conheça os nossos alunos medalhistas:

Pedro Lucas Lanaro Sponchiado

Bernardo Peruzzo Trevizan

Treinamento

Para participar da 60ª edição da IMO, a equipe brasileira passou por um treinamento especial no Etapa, em abril, com um especialista em competições internacionais, o húngaro Géza Kós.

Kós faz parte de um grupo seleto: com três participações na IMO, ele conquistou uma medalha de prata (1984) e duas de ouro (1985 e 1986), sendo que nessas duas últimas ocasiões terminou a competição em primeiro lugar no ranking geral. Além disso, o matemático é um dos integrantes do comitê de seleção dos problemas da IMO.

Etapa na IMO

Até hoje, os alunos do Colégio Etapa já conquistaram 5 ouros, 19 pratas e 20 bronzes na IMO. Se o Etapa fosse uma equipe à parte, estaria à frente de países como a Finlândia e a Suíça, que estão entre os melhores classificados no ranking de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considerando os resultados do Colégio na IMO nos últimos 21 anos.

Brasil na IMO

O Brasil participou da IMO pela primeira vez em 1979 e, desde então, obteve dez medalhas de ouro (as cinco últimas conquistadas por alunos do Etapa), 43 medalhas de prata, 79 de bronze e 33 menções honrosas.

Sobre a IMO

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a maior, mais antiga e prestigiada competição científica para alunos do Ensino Médio. A história da IMO data de 1959, quando a primeira edição foi realizada na Romênia. Desde então, o evento é realizado anualmente (com exceção de 1980), sempre em um país diferente.

Atualmente, mais de 100 países, dos cinco continentes, participam da IMO. Cada país pode enviar uma equipe de até seis estudantes - que tenham cursado o Ensino Médio até o ano anterior à competição - além de um líder de equipe, um vice-líder e observadores.