Arraial do Colégio Etapa celebra a
pluralidade cultural brasileira

No dia 15 de junho, os alunos do Colégio Etapa Valinhos se apresentaram para os pais e os responsáveis. A partir do tema “A Valorização do Homem do Campo”, as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I produziram, com o apoio dos professores, a decoração da escola, as indumentárias que vestiram e, também, tocaram diferentes instrumentos durante as coreografias inspiradas nas danças típicas das cinco regiões do Brasil.

“As danças evidenciaram a figura do homem do sertão com os seus costumes, o ambiente, a cultura e a personalidade, promovendo a valorização do trabalho na produção agrícola e das diferenças culturais existentes entre as populações rurais e urbanas”, destaca Denise Marques dos Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

As turmas da Educação Infantil dançaram ao som da canção “Tatu Sanfoneiro” (Patati Patatá), que simboliza a alegria dos agricultores durante a colheita do café, do milho e do arroz; já o 1º ano interpretou a música “Massa de Mandioca” (Mastruz com Leite), que resgata a tradição indígena na composição dos pratos típicos sertanejos.

O 2º ano representou a indumentária do homem sertanejo com as canções “Mulher Rendeira” (Trio Nordestino) e “Na sola da bota” (Rionegro & Solimões); o 3º ano resgatou a personalidade do homem do sertão por meio das canções “Menino da porteira” (Daniel) e “Clima de Rodeio” (Dallas Company).

Já o 4º ano relembrou o ambiente da fazenda e a fauna existente no sertão interpretando as canções “Festa do Boi Bumbá” (Carrapicho) e “Boi Bumbá” (Luiz Gonzaga); por fim, o 5º ano apresentou a tradicional Quadrilha e algumas danças regionais, como o baião, o frevo e a dança gaúcha.

Além das apresentações dos alunos mais novos, o evento contou com a participação das turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, que, além de dançarem, também montaram barracas de brincadeiras típicas.

Confira algumas fotos do evento: