Arraial do Colégio Etapa celebra a
pluralidade cultural brasileira

Nos dias 8 e 15 de junho, o Colégio Etapa realizou mais uma edição da Festa Junina para os alunos, pais e responsáveis. As turmas celebraram a pluralidade cultural brasileira por meio de danças típicas das cinco regiões do país e de canções que relembram o cotidiano do homem do campo.

Arraial em São Paulo

No dia 8 de junho, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa São Paulo apresentaram a Dança do Siriri, típica da Região Centro-Oeste (Educação Infantil III e IV); a Viola da Catira, tradicional na Região Sudeste (1º ano B); a Cana Verde, dança de origem portuguesa que se popularizou nas Regiões Sul e Sudeste (1º ano A); e o Forró, dança típica da Região Nordeste (2º ano A e B).

Já no dia 15 de junho, as meninas do 3º ano apresentaram a dança Coco, típica da Região Nordeste, enquanto os meninos dançaram o Bumba meu boi, da Região Norte; em seguida, os alunos do 4º ano apresentaram o Reizado, comum na Região Nordeste; e, por fim, os alunos do 5º ano dançaram a tradicional Quadrilha.

“A festa junina do Colégio Etapa visa resgatar a cultura popular e integrar os alunos, os professores e os responsáveis. É um dia em que os alunos e os professores demostram o conteúdo pedagógico que foi trabalhado por meio das danças”, explica Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Além das apresentações, os alunos também foram responsáveis pela decoração do evento: durante as aulas da disciplina de Artes, eles produziram flores semelhantes às produzidas pelas rendeiras de bilro; pássaros que representam a biodiversidade brasileira; os mandacarus, plantas que foram eternizadas nas canções de Luiz Gonzaga e, por fim, imagens que remetem à figura do cangaceiro com chapéu.

Já os professores foram os responsáveis pela entrega do Correio Elegante, das dobraduras de balão inflável que os convidados aprenderam a fazer durante o evento e, também, apresentaram uma sessão de Repente com instrumentos de percussão típicos desse ritmo.

Assista aos vídeos com os melhores momentos da Festa Junina do Colégio Etapa São Paulo:

8 de junho: Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental

15 de junho: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental