Aluno do Colégio Etapa é premiado com viagem para Portugal
por desempenho na Maratona de Redação

A competição contou com a participação de mais de 700 alunos

18 de junho de 2019

Davi Chen Yifan, aluno do Colégio Etapa São Paulo, que concluiu o Ensino Médio em 2018, foi o grande vencedor da terceira edição da Maratona de Redação, e ganhou uma viagem com acompanhante para Portugal. Para chegar a esse resultado, foram avaliados o desempenho dos alunos na Maratona de Redação, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a aprovação em uma universidade pública nacional.

“Passar o dia inteiro pensando e discutindo os aspectos de uma redação ajuda o aluno a perceber outros pontos de vista e a identificar erros que ele mesmo poderia cometer, além de propiciar ganho em qualidade e apropriação de informações e estrutura de texto“, explica Simone Motta, coordenadora de Português do Etapa.

Essa foi a terceira edição da Maratona de Redação do Colégio Etapa, que foi realizada simultaneamente nas unidades de São Paulo e Valinhos, contando com a participação de mais de 700 alunos do Ensino Médio.

Na ocasião, eles escreveram duas redações com temas e textos de apoio distintos. A primeira fase, realizada no período da manhã, teve como tema “Atitudes para implementar as campanhas de vacinação no Brasil”. Já o segundo texto, elaborado pelos alunos no período da tarde, tinha como tema “Caminhos para combater a violência contra os povos indígenas no Brasil”.

Ao final de cada fase, os estudantes foram organizados em grupos para corrigir os textos dos colegas e, posteriormente, as redações com a melhor avaliação também foram avaliadas pelos professores do Colégio Etapa.

“A experiência de corrigir as redações dos meus colegas foi fundamental para que eu tivesse um bom desempenho no vestibular, porque eu desenvolvi senso crítico com relação aos meus próprios textos e pude refletir sobre os critérios de avaliação de cada banca”, relembra Davi Chen Yifan, que foi aprovado em: Psicologia e Marketing, na Universidade de São Paulo (USP); em Administração, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e em Psicologia, na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

 

Sobre a Maratona de Redação

A Maratona de Redação visa exercitar habilidades como o foco e a agilidade dos alunos, que contam com um tempo determinado para redigir textos dos principais vestibulares do país. Em 2019, a quarta edição será realizada no segundo semestre, e contará com a adesão de todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio de São Paulo e de Valinhos.