Esportes Etapa: fique por dentro do que ocorreu
nos meses de abril e maio

Jendra 2019

Entre os dias 1º e 6 de abril, o Colégio Etapa participou do XXXIII Jendra, torneio promovido pelo Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, que visa promover o intercâmbio social e desportivo entre os colégios participantes.

Os alunos do Etapa disputaram nas seguintes categorias:

- Basquete A13 Masculino – 1º lugar no ranking geral;

- Basquete A14 Masculino – 3º lugar no ranking geral;

- Basquete Infantil Sub-16 Masculino – 3º lugar no ranking geral;

- Basquete Juvenil Sub-18 Masculino - 2º lugar no ranking geral;

- Futsal Pré-Mirim Sub-12 Masculino – 5º lugar no ranking geral

- Vôlei Pré-Mirim Sub-12 Feminino - 2º lugar no ranking geral;

- Vôlei Juvenil Sub-18 Masculino - 1º lugar no ranking geral.

 

Liga de Esportes Escolares (LE2)

O Colégio Etapa é um dos colégios que disputam a Liga de Esportes Escolares (LE2), que é considerada a maior competição esportiva para estudantes de escolas privadas da Grande São Paulo e conta com a participação de 90 instituições, que disputam nove modalidades esportivas: Basquete, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Natação, Tênis, Vôlei e Xadrez.

O calendário da competição se estende ao longo do ano letivo, de forma que os jogos da primeira fase ocorrem entre os meses de março e junho, enquanto os jogos da segunda fase e as finais serão realizados entre os meses de agosto e novembro.

 

Xadrez

No dia 4 de maio, o Colégio Etapa sediou uma nova fase do torneio de Xadrez da LE2. O evento contou com a participação de 87 enxadristas de 23 escolas. Os alunos do Etapa disputaram nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, e venceram em duas delas.

Confira os nomes dos alunos que subiram ao pódio:

Sub-12: Eduardo Akira Shimamura Silva (campeão)

Sub-14: Henrique Lam Ka Shing Chen (vice-campeão)

Sub-16: Kouki Hayashi (3º lugar)

Sub-18: Kaito Hayashi (campeão invicto) 

 

Basquete 3x3

No dia 25 de maio, o Etapa sediou o torneio de Basquete 3x3, promovido pela Liga de Esportes Escolares (LE2), que contou com a participação de 160 estudantes de sete escolas, divididos em equipes femininas e masculinas. Na ocasião, o Colégio Etapa foi o campeão geral do torneio, seguido pelo Colégio Friburgo (2º lugar) e pelo Colégio Jardim São Paulo (3º lugar). 

O Basquete 3x3 é uma modalidade que conta com a participação de até quatro atletas (sendo um reserva) em cada time, em vez dos cinco atletas que competem na versão tradicional do esporte. De acordo com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a ideia é tornar as competições mais rápidas, empolgantes e flexíveis, já que, por ter sido importado das ruas, essa modalidade não conta com regras tão rígidas quanto a praticada nas quadras.

A partir dos Jogos Olímpicos de 2020, o Basquete 3x3 será considerado uma modalidade olímpica, por isso algumas escolas já estão trabalhando esse conceito nas aulas de Educação Física.

 

Circuito

Durante o torneio de Basquete 3x3 da LE2, também houve um desafio de circuito de habilidades de basquete, que premiou os estudantes que fizeram a sequência de drible, passe e arremesso em menor tempo. As alunas Tatiana Giorgi (Sub-12), Fabiana França (Sub-13) e os alunos Gustavo Chao (Sub-14), Bruno Shao (Sub-15) e João Pedro Felizardo (Sub-16), do Colégio Etapa, fizeram os melhores tempos em suas categorias e foram premiados.

21º Torneio Mack Aberto Esporte

Já no dia 18 de maio, o time de Handebol Sub-14 Masculino do Colégio Etapa participou da 21ª edição do Torneio Mack Aberto Esporte, realizado pelo Colégio Mackenzie - São Paulo.

A competição ocorreu no modelo olímpico quadrangular. O Colégio Etapa venceu os times do Colégio Dante Alighieri, da Escola Pinheiro e do Colégio Mackenzie, tornando-se campeão do torneio.