Colégio Etapa conquista 14 medalhas na
Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP)

12 de junho de 2019

O Colégio Etapa foi destaque na Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), ficando em 1º lugar na classificação geral pelo 16º ano consecutivo. A fase final da competição foi realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), no dia 8 de junho.

Juntos, os alunos do Etapa conquistaram cinco medalhas de ouro – o maior número de ouros da história da participação do Colégio na OQSP, quatro de prata e cinco de bronze, que correspondem a 25% do total de medalhas distribuídas no torneio. Além disso, dois alunos do Etapa ficaram com as primeiras posições no ranking da competição: Mattias Anders Silva Larsson - medalha de ouro (1º lugar no ranking geral) e Thomas Anders Silva Larsson - medalha de ouro (2º lugar no ranking geral).

“O método da avaliação da OQSP é experimental demonstrativa, ou seja, há experimentos que os alunos devem observar e, em seguida, responder a algumas questões. Nós preparamos os alunos para que eles sejam capazes de fazer todo tipo de avaliação”, conta Rubens Conilho Junior, coordenador de olimpíadas de Química do Colégio Etapa.

A Olimpíada de Química de São Paulo é um torneio para estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, que podem se classificar para a competição de quatro maneiras: 1) produzindo uma redação sobre um assunto definido pela organização - esse ano o tema foi “Tabela Periódica dos Elementos Químicos: comparação experimental de propriedades periódicas”. Nesse caso, os professores de cada escola inscrevem as quatro melhores redações; 2) participando da segunda fase do vestibular da Fuvest como “treineiro” de exatas ou biológicas; ou 3) participando do Torneio Virtual de Química (IQ-Unicamp) ou, ainda, 4) participando da Olimpíada Regional de Química (USP-Ribeirão Preto). 

Todos os medalhistas da OQSP participarão da próxima edição da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), competição que classifica os estudantes brasileiros para torneios internacionais, como a Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ) e Olimpíada Internacional de Química (IChO), por exemplo.

Confira a relação de alunos do Colégio Etapa que conquistaram medalhas na OQSP:

Mattias Anders Silva Larsson - medalha de ouro (1º lugar no ranking geral)

Thomas Anders Silva Larsson - medalha de ouro (2º lugar no ranking geral)

Breno Novelli Tu -  medalha de ouro

Daniel Yamamoto Damico - medalha de ouro

Lucas Yutaka Kuroishi - medalha de ouro

 

Ana Luísa Moura de Souza – medalha de prata   

Diogo Lev Freidenson - medalha de prata   

Eric Hideki Hashimoto Miura - medalha de prata   

Miguel Vieira Pereira - medalha de prata   

 

Gabriel Guerra Trigo - medalha de bronze

João Pedro de Marchi Oliveira - medalha de bronze

Mariana Shmayev – medalha de bronze

Mateus Henrique dos Santos - medalha de bronze

Pedro Kenzo Moki Mori - medalha de bronze