Alunos do Colégio Etapa participam de evento
internacional sobre Física Atômica e Nuclear

Promovido pela Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (conhecida como CERN), o International Masterclasses – Hands on Particle Physics tem o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio o cotidiano dos cientistas

26 de abril de 2019

Doze alunos do Colégio Etapa São Paulo participaram da edição brasileira do evento International Masterclasses – Hands on Particle Physics, que foi realizado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), nos dias 15 e 16 de abril.

Promovido pela Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (conhecida como CERN), o evento conta com a participação de 200 universidades de 52 países e tem o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio o cotidiano dos cientistas, por meio de palestras sobre temas como Física Atômica e Nuclear, além da realização de experimentos.

Os alunos puderam analisar dados fornecidos pelo CERN para estudar colisões do tipo próton-próton e, ainda, colisões entre núcleos pesados de chumbo. No dia seguinte, participaram de uma videoconferência com os pesquisadores que atuam na sede do CERN, na Suíça, para compartilhar os resultados obtidos pelas equipes.

“Eventos como esse podem apoiar os alunos na tomada de decisão sobre a carreira que pretendem seguir, sobretudo aqueles que se interessam pela carreira acadêmica, pois eles puderam acompanhar de perto o cotidiano de um cientista e os desafios e realizações que terão daqui para frente”, comenta Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa que acompanhou a equipe.