Etapa é destaque em aprovações internacionais no Brasil

Até o momento, os alunos do Colégio Etapa conquistaram mais de 130 aprovações em conceituadas universidades da América do Norte, da Europa e da Ásia

 

Este ano, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa conquistaram 130 aprovações em renomadas instituições internacionais.  Muitos deles também conquistaram bolsas de estudo que, somadas, correspondem a mais de 3 milhões de dólares. Com isso, o Etapa ultrapassou o total de 800 aprovações internacionais nos últimos anos.

“Esse resultado reflete um trabalho de mais de 30 anos. Desde as primeiras turmas do Colégio Etapa, incentivamos a participação em olimpíadas culturais e atividades. Depois, com a criação do Colégio Etapa III – Internacional em 2013, passamos a oferecer o Advanced Placement - currículo criado especialmente para ajudar estudantes a se prepararem para o processo seletivo das melhores universidades do mundo - do College Board¹, além de fornecer suporte aos demais alunos do Colégio interessados em se candidatarem a uma vaga em universidades estrangeiras”, relembra Edmilson Motta, coordenador Geral do Etapa.

“Assim, nós conquistamos reconhecimento internacional e nos consagramos como a escola brasileira com o maior número de estudantes admitidos nas melhores universidades internacionais como Columbia, Princeton, UPenn e MIT, entre outras”, destaca Motta.

Considerando que a taxa de admissão geral nas principais universidades americanas privadas é inferior a 10% e, no caso dos candidatos internacionais, é de menos de 3%, essas aprovações são ainda mais expressivas.

 

MULTI destinos

"Somos um colégio que oferece todas as opções para que os alunos descubram os seus interesses e se realizem onde quer que seja”, ressalta Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa. Essa filosofia se reflete na diversidade de instituições em que os alunos são aprovados, com destaque para algumas das principais universidades: nos Estados Unidos – Stanford, Princeton, Columbia, MIT, UPenn, Brown e Dartmouth; no Canadá - University of British Columbia e University of Toronto; na França - Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Lyon; no Japão – Kioto University e Tokio University; em Portugal – Universidade de Coimbra; na China – Tsinghua University; e em Israel - Tel Aviv University.

Com o maior número de instituições entre as primeiras colocadas nos rankings de universidades internacionais, os Estados Unidos continuam sendo o destino preferido dos candidatos à graduação no exterior, apesar disso, a cada ano aumenta o interesse por instituições de outros países. 

“Por meio da Feira Etapa de Universidades Internacionais que, na última edição, contou com representantes de 39 instituições de 11 países e das diversas palestras que realizamos ao longo do ano, temos conseguido mostrar que existem opções para cada objetivo e perfil de aluno”, explica Tavares.

 

O que dizem os aprovados

Pedro Sader Azevedo

Carnegie Mellon University, Northwestern University e University of British Columbia

“Ter estudado no Etapa foi muito importante em diversos aspectos: a reputação que a escola tem fora do país e que é um ponto forte e as aulas específicas para as provas de seleção (SAT, TOEFL etc), que também foram essenciais para elevar os aspectos quantitativos do meu perfil, por exemplo. Além disso, as conversas, dicas e conselhos dos nossos orientadores foram cruciais para compreender o processo seletivo das universidades norte-americanas e canadenses, que é muito diferente do sistema de vestibulares que estamos habituados aqui no Brasil.”

 

Beatriz Tesseroli Sano

Babson College, University of Notre Dame e mais três instituições internacionais

“O Etapa tornou isso tudo viável graças à tradição de aprovar os seus alunos no exterior, fazendo com que as universidades já saibam que tipo de estudante elas podem esperar.”

 

Guilherme Leal Cardoso Pita

University of British Columbia e University of Toronto

“O Etapa foi essencial para que eu fosse aprovado fora do país. Primeiro, porque eu só comecei a cogitar seriamente essa possibilidade por conta do Colégio. Segundo, porque estudar em um Colégio que está cheio de pessoas que querem realizar o melhor, sobretudo academicamente, é um grande incentivo. E as faculdades internacionais querem os melhores estudantes.

O Setor Internacional foi fundamental em todo o processo. Desde as orientações que explicavam todos os passos do complexo método de avaliação das universidades estrangeiras até as palestras de universidades do exterior, nas quais eu conheci boa parte daquelas que eu candidatei.”

 

Julia Alexsandra Galiza Soares

Columbia University

"Ter estudado no Etapa foi essencial para a minha aprovação internacional. Sem o apoio e dedicação dos professores, as atividades extracurriculares, a amizade de pessoas que perseguiam o mesmo sonho e o desafio acadêmico não sei se tudo isso seria possível. A equipe do Setor Internacional me supriu não só com toda informação que eu precisava, mas também me motivou todas as vezes que eu pensei em desistir.”

 

Lara Franciulli Teodoro de Souza

Stanford University, Duke University e Dartmouth College

“Desde o apoio para as provas padronizadas (AP, SAT, TOEFL), a escolha das universidades, as conversas durante o intervalo para aliviar o estresse e as revisões dos essays2; ; na véspera do Natal e do Ano Novo: o suporte do colégio foi muito importante para a minha aprovação!”

 

Lucas Manfredini Abdo

University of British Columbia, Georgia Institute of Technology, Purdue University, Virginia Institute of Technology e Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Lyon

“As várias atividades extracurriculares que o colégio oferecia, dentre elas as olimpíadas científicas e as simulações de conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), foram essenciais para os meus applications³. O Setor Internacional sempre me auxiliou com tudo o que precisei, mesmo nas férias, então posso dizer que a equipe foi muito importante para as minhas aprovações. A participação no Etapa Model United Nations (Emun) também auxiliou muito o desenvolvimento da minha escrita e, consequentemente, fez com que eu melhorasse muito a qualidade dos meus essays².”

 

Victoria Lachac

Emory University, University of Virginia, University of South Carolina e Pennsylvania State University e mais 14 instituições internacionais

“O Setor Internacional foi crucial para me ajudar com as cartas de recomendação, o envio dos boletins e a correção de essays2. Foi uma sensação inigualável de “missão cumprida”, como se cada desafio que enfrentei no Etapa tivesse valido a pena. Estou esperando que o curso seja muito interessante e promissor.”

 

¹ College Board: fundado em 1900, o College Board foi criado para ampliar o acesso ao ensino superior. Hoje, a associação é composta por mais de 6.000 das principais instituições de ensino do mundo e se dedica a promover a excelência e a equidade na educação.

² Essays: redações obrigatórias no processo seletivo das universidades norte-americanas.

³ Applications: processo de seleção para as universidades internacionais.

 

Clique aqui para conferir a lista dos aprovados internacionais de 2019*:

*Muitos alunos do Colégio Etapa que se candidataram a uma vaga em instituições no exterior estão em lista de espera (wait list), portanto, novas aprovações poderão ser confirmadas em breve.