Alunos do Colégio Etapa conquistam 19 medalhas na
Olimpíada Paulista de Matemática (OPM)

Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) é disputada por alunos do Ensino Fundamental II e da 1º e 2º séries do Ensino Médio

Dos 114 estudantes de escolas públicas e particulares que foram premiados na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), 19 são alunos do Colégio Etapa, que conquistaram quatro medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze.

A segunda e última fase da competição ocorreu no dia 29 de setembro, na Escola Politécnica da USP, e contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio

“Nossos alunos recebem treinamentos que os capacitam para lidar com a pluralidade que é característica das competições. No caso da OPM, a prova contém textos longos que relacionam a Matemática com temas cotidianos e possibilita o uso da calculadora”, explica Régis Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa. “A preparação consiste no ensino de técnicas para que o aluno melhore o rendimento de acordo com os recursos disponíveis em cada torneio”, ressalta Barbosa.

Sobre a Olimpíada Paulista de Matemática

A Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) é dividida em duas fases de provas para três níveis de escolaridade: nível Alfa para estudantes do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental; nível Beta para o 8º e o 9º ano do Ensino Fundamental; e nível Gama para estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

Confira a relação de alunos medalhistas do Colégio Etapa:

Nível Alfa - do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental

Murilo Maeda Kataoka – medalha de ouro;

Fernando Graminholi Gonçalves – medalha de prata;

Arthur Jion Wei Hwang – medalha de prata;

Vladimir Arauzo Huisa – medalha de bronze;

Rodrigo Brito Francisco da Silva – medalha de bronze.

Nível Beta - do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental

Olavo Longo – medalha de ouro;

Ian Seo Takose – medalha de ouro;

Vinicius Kenji Amano Tanaka – medalha de prata;

Felipe Saneshima Brasil Barbosa – medalha de prata;

Bruna Arisa Shoji Nakamura – medalha de bronze;

Bruno Makoto Tanabe de Lima – medalha de bronze.

Nível Gama - estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio

Bernardo Peruzzo Trevizan – medalha de ouro;

Luiz Henrique Yuji Delgado Oda – medalha de prata;

Yan Matheus Tavares e Sila – medalha de prata;

Daniel Yamamoto Damico – medalha de prata;

Willian Miura Mori – medalha de prata;

João Victor Texeira Degelo – medalha de bronze;

Ricardo Tamay Honda – medalha de bronze;

Mattias Anders Silva Larsson – medalha de bronze.