Painel de Profissões reúne alunos do Colégio e do Curso Etapa para diálogo sobre a escolha da carreira

O Colégio Etapa recebeu profissionais de diversas áreas do conhecimento para o Painel de Profissões, evento que reuniu alunos do Colégio e do Curso Etapa na segunda quinzena de setembro, para esclarecer as principais dúvidas dos jovens sobre os cursos de graduação por meio de mentorias e workshops.

“Os alunos que visitam o Painel de Profissões têm a oportunidade de conhecer os cursos de interesse sob o ponto de vista de universitários que já estão adaptados ao ensino superior, então a troca de experiências da mentoria é fundamental para a tomada de decisão do vestibulando”, explica Marisilvia Longo Ganassim, coordenadora de Atividades Culturais do Colégio Etapa.

Já nos workshops, profissionais formados ofereceram uma imersão no cotidiano das carreiras, de forma que os alunos puderam vivenciar algumas situações na prática. Veja alguns exemplos:

Direito - O grupo simulou um julgamento sobre o emblemático Caso dos Exploradores das Cavernas, que trata da complexidade de se fazer justiça a partir das diferentes interpretações da Constituição Penal americana.

Medicina -  O workshop tratou sobre o tema “Traumas” e colocou os alunos no papel de triadores (que selecionam a ordem de prioridade em atendimentos de urgência) em um acidente envolvendo múltiplas vítimas. A ideia era que os participantes vivenciassem a experiência de um resgate sob condições adversas.

Psicologia – A partir do documentário "Nunca me sonharam”, os alunos puderam refletir sobre a contribuição da psicologia no ambiente escolar. Houve também uma apresentação sobre a história da psicologia e os principais campos de atuação no Brasil e no mundo. 

Durante o evento, os alunos também puderam participar de workshops das áreas de Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo; e Publicidade e Propaganda. A ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão marcou presença no Painel de Profissões com a apresentação dos cursos de Administração, Engenharia da Produção e Ciência de Computação.