Barbatuques mescla show e aula de música corporal em evento gratuito
Iniciativa do Colégio Etapa visa comemorar o Dia das Crianças

 

Uma experiência musical desafiadora que leva o público a explorar a diversidade de timbres do próprio corpo com palmas, estalos, sons produzidos pela boca e pelos pés, assobios. Para combinar esse movimento sonoro com o Dia das Crianças, o grupo Barbatuques fará, no dia 11 de outubro, quinta-feira, duas apresentações especiais e gratuitas, às 18h30 e às 20h. Os eventos ocorrem no Auditório do Etapa Valinhos, localizado na Rua Dr. Antonio Bento Ferraz, 95 - Dois Córregos, Valinhos - SP.

Os interessados devem se inscrever neste link: 
www.etapa.com.br/ieventos/1768
 
 
 
Serão duas aulas-show com a interação entre os pais e as crianças por meio de um aprendizado recreativo, no qual irão vivenciar brincadeiras musicais e descobrir os seus corpos sonoros, embalados por músicas populares e de autoria do próprio Barbatuques.

“Trabalhar a música com crianças entre 3 e 10 anos é uma forma efetiva e divertida de estimular a capacidade de concentração e  memorização. Traz benefícios ao processo de alfabetização, ao desenvolvimento do raciocínio matemático e à consciência corporal e rítmica. Amplia o universo cultural e a socialização das crianças”, destaca a professora Cynthia Passoni, diretora do Etapa Valinhos.
 
O repertório das apresentações reúne canções da tradição oral, além de clássicos da Música Popular Brasileira como Mãos à Obra e Pé na Tábua | Helô Ribeiro/Barbatuques; Barbapapa's Groove | Fernando Barba/Barbatuques Tum Pá | Lu Horta/Barbatuques; Samba Lelê | Domínio Público (versão Barbatuques); Peixinhos do Mar - Marinheiro Só | Domínio Público (versão Barbatuques); Minimal Banda | Barbatuques; Samba da Minha Terra/Dorival Caymmi; Hit Percussivo | Fernando Barba e Giba Alves/Barbatuques e Que Som? | João Simão/Barbatuques.
 
Formado pelos músicos André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein e Taís Balieiro, o grupo Barbatuques é referência mundial em música corporal e desenvolve um criterioso e consistente trabalho de pesquisas, ações interativas e pedagógicas.

Serviço:
Barbatuques - Aula-Show
Data: 11/10/2018 (quinta-feira)
Horários: às 18h30 e às 20h
Local: Auditório Etapa Valinhos
Endereço: Rua Dr. Antônio Bento Ferraz, 95 - Dois Córregos, Valinhos - SP
Apresentação gratuita
Classificação Livre
Inscrições: 
www.etapa.com.br/ieventos/1768
 

 

 

Sobre o Barbatuques: 
Utilizar o corpo como instrumento musical é a proposta essencial do Barbatuques. Fundado oficialmente em 1997, a partir de pesquisas e criações de Fernando Barba, o grupo musical paulistano desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal por intermédio de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos. Sua forma inovadora de fazer música e as inúmeras possibilidades que desenvolveram de extrair os sons do corpo tornaram o grupo reconhecido e atuante tanto no meio artístico quanto educacional, e resultaram na criação de espetáculos musicais, álbuns, treinamentos e oficinas, que já foram levados a mais de 25 países ao redor do mundo, onde tiveram contato com outras manifestações da música corporal, tradicionais e contemporâneas.