Aluno do Colégio Etapa conquista medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ)

Vinícius Figueira Armelin obteve o primeiro lugar geral na competição

Vinícius Figueira Armelin, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa de Valinhos, conquistou o primeiro lugar geral na XXIII Olimpíada Ibero-Americana de Química, que foi realizada em El Salvador, entre os dias 21 e 28 de setembro. Ao final da competição que envolveu estudantes de 18 países, Vinícius foi reconhecido com a medalha “Top Gold”, destinada ao participante com a melhor nota entre os medalhistas de ouro.

“O Vinícius tem um perfil olímpico, pois almeja sempre a melhor colocação, procura se aprimorar, que é justamente o que exigem competições como essa, principalmente por conta do nível de dificuldade das provas experimentais”, explica Rubens Conilho Junior, coordenador de olimpíadas de Química do Etapa.

Com este resultado, Vinícius terá grande chance de participar das seletivas para a 51ª Olimpíada Internacional de Química (IChO), que ocorrerá em julho de 2019, na França. Junto com outros três estudantes, Vinícius fez história ao conquistar um dos ouros inéditos para o Brasil na 50ª IChO, que foi realizada simultaneamente na Eslováquia e na República Tcheca.

“Os recentes resultados obtidos pelo Vinícius comprovam que a combinação de esforço, treinamento com professores altamente qualificados e infraestrutura podem proporcionar grandes conquistas”, completa Rubens.

A equipe que representou o Brasil na OIAQ 2018 ganhou quatro medalhas: dois ouros, uma prata e um bronze.

 

Vinícius Figueira Armelin

Etapa na OIAQ

Desde 2009, os alunos do Colégio Etapa já conquistaram dez medalhas na OIAQ: seis ouros, três pratas e um bronze. 

 

Sobre a Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ)

A Olimpíada Ibero-americana de Química foi criada em 1995 com objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre os países participantes, além de valorizar o ensino de qualidade das ciências químicas. Em 2018, a competição contou com a participação de 18 países.