Aluno do Colégio Etapa conquista medalha de prata na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB)

João Pedro Silva Torres, aluno da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa, conquistou medalha de prata na XII Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB), que foi realizada entre os dias 9 e 15 de setembro na cidade de Loja, no Equador. Ao todo, 51 estudantes de 13 países participaram da competição.

“O João Pedro é um aluno participativo e tem facilidade para aprender conceitos complexos e repassar esse conhecimento”, observa Daniel Berto, coordenador de Olimpíadas de Biologia do Colégio Etapa. “A experiência na OIAB certamente o ajudará a buscar a classificação para a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO)”, finaliza.

A preparação de João Pedro para o torneio incluiu aulas avançadas de Biologia, simulados teóricos e práticos da olimpíada, além da participação de professores universitários convidados.

Além de João Pedro, outros três alunos representaram o Brasil na OIAB 2018: um paranaense, um cearense e outro do estado de Goiás. Todos eles conquistaram medalha de prata e foram selecionados para a OIAB pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).

Delegação brasileira que participou da OIAB 2018

 

Etapa na OIAB

Em 2014, os alunos do Colégio Etapa participaram da Olimpíada Ibero-americana de Biologia pela primeira vez e, desde então, conquistaram três medalhas de prata.

 

Sobre a Olimpíada Ibero-americana de Biologia

A Olimpíada Ibero-americana de Biologia foi criada em 2006, a partir da parceria de quatro países ibero-americanos: México, Espanha, Portugal e Brasil. A competição tem o objetivo de promover o estudo das Ciências Biológicas e estimular o desenvolvimento de jovens talentos. Os países participantes podem enviar equipes de quatro estudantes com, no máximo, 19 anos de idade. 

 

Conheça o medalhista João Pedro Torres:

João Pedro Silva Torres tem 16 anos e é natural de Campinas. Morou com a família em Brasília e retornou para São Paulo em 2016, ano em que ingressou no Colégio Etapa. “Escolhi o Etapa por conta da tradição em preparar os alunos para os vestibulares e as olimpíadas estudantis”, observa João, que atualmente cursa a 2ª série do Ensino Médio.

No Colégio Etapa, João teve a oportunidade de se aprofundar na disciplina de Biologia durante a preparação para as competições, o que o influenciou na escolha do curso universitário. “Decidi fazer Medicina, porque conheci muitos pesquisadores durante as olimpíadas e a experiência que eles compartilharam com os participantes me fizeram ter a certeza de que esse é o caminho que quero seguir”, comenta.

João Pedro Silva Torres ficou em 5º lugar no ranking geral da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e pretende se classificar para a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que ocorrerá em 2019, na Hungria.