III Simula Etapa propõe reflexão sobre direitos humanos e o vazamento de dados virtuais

Entre os dias 7 e 9 de setembro, o Colégio Etapa de São Paulo sediou o III Simula Etapa, evento em que alunos e ex-alunos representam secretários, diretores e delegados dos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de compreender e propor soluções para acontecimentos geopolíticos contemporâneos ou de importância histórica.

Ao longo do evento, os Comitês discutiram temas como a Conferência de Munique, ocorrida no âmbito da Segunda Guerra Mundial; o envolvimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso da Favela Nova Brasília, os direitos da mulher, o vazamento de dados de usuários do Facebook por parte da consultoria Cambridge Analytica, entre outros.

Coordenado por alunos e ex-alunos do Colégio Etapa e das escolas parceiras do Sistema ETAPA, o Simula Etapa consiste em uma imersão completa do aluno no ambiente das Nações Unidas. Para isso, os estudantes se vestem de acordo com o país que representam, participam de cerimônias de abertura e de encerramento, debates, almoços, além de uma gincana.

“O maior desafio é fazer com que os alunos saiam do Simula amadurecidos, conscientes do papel que exercem como indivíduos e dos valores que a atividade traz, como o respeito e a tolerância”, opina Giulia Pezarim, secretária administrativa do evento.

 

Preparação

Durante todo o ano, os alunos do Colégio Etapa participaram do Etapa Model United Nations (EMUN) a fim de prepará-los para eventos como o Simula Etapa. Além disso, os estudantes também recebem um Guia de Estudo elaborado pelos diretores de cada comitê do Simula Etapa com os temas que serão tratados durante os debates, bem como o posicionamento dos países que fazem parte da Nações Unidas em relação aos assuntos escolhidos previamente.

 

Delegações

Nesta edição, o Simula Etapa teve 40 membros inscritos nos seguintes Comitês:

Comitê de Imprensa

Conferência de Munique

Conselho de Direitos Humanos (CDH)

Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

Comitê Social, Cultural e Humanitário (SOCHUM)

União Internacional de Telecomunicações (UIT)


Veja algumas fotos do evento: