IMO 2018: Lucas Hiroshi Hanke Harada

Menção honrosa 

Lucas Hiroshi Hanke Harada, 16 anos, decidiu que queria cursar o Ensino Médio no Etapa em 2014, após participar da OBM Aberta, aula de preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) para alunos e não alunos do Colégio. “Percebi que estudar aqui faria com que eu chegasse mais preparado às competições e eu sempre quis participar de olimpíadas internacionais como a IMO”, conta Lucas.

O aluno, que já concluiu o Ensino Médio, participa de olimpíadas acadêmicas desde o Ensino Fundamental e coleciona medalhas de disciplinas como Física, Química e Matemática. Recentemente, conquistou medalha de ouro na OBM em 2017 e bronze na Romanian Master of Mathematics.

Quando não está se preparando para as competições, Lucas gosta de jogar videogame, de assistir às aulas avançadas de Matemática no Etapa e de realizar sessões de mentoria com os alunos do Colégio.

“A IMO é como a Copa do Mundo: são dezenas de países competindo e trocando experiências. Não dá para prever os resultados, mas nos esforçamos muito para chegar ao pódio”, afirma.

Após a competição, Lucas irá se dedicar ao processo de seleção para universidades internacionais. Ele pretende cursar dupla graduação em Ciência da Computação e Estatística em uma instituição americana ou canadense.