IMO 2018: André Yuji Hisatsuga

Medalhista de bronze 

André Yuji Hisatsuga, 18 anos, é natural de São Paulo e começou a participar de olimpíadas científicas em 2011. O seu quadro de medalhas inclui prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul em 2015 e ouro em quatro edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), em 2012, 2013, 2014 e 2016. Recentemente, ele conquistou medalha de prata na OBM e menção honrosa na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), ambas em 2017. “Acho a Matemática fascinante e o treinamento para olimpíadas do Colégio Etapa é o melhor do país”, afirma.

No momento, o estudante de Matemática da Universidade de São Paulo (USP) e ex-aluno do Colégio Etapa divide a sua rotina entre os estudos acadêmicos, os treinamentos e as aulas que leciona no Vontade Olímpica de Aprender (VOA!) - projeto voluntário que oferece aulas gratuitas de Matemática, Português e Ciências para alunos de escolas públicas. “A experiência de ensinar é muito diferente e aprendemos bastante por meio dela. No começo foi difícil, mas as aulas ficam mais produtivas à medida que conhecemos melhor os alunos”, explica.

Os planos de André, que participou pela segunda vez da IMO em 2018, incluem concluir a graduação e trabalhar como professor no Brasil. “O meu sonho é ajudar os estudantes brasileiros a terem um desempenho melhor na IMO. Eu acredito que estamos no caminho certo, não é algo tão distante quanto parece”, conclui.