Colégio Etapa é destaque com 73 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017

No total, os alunos conquistaram 17 medalhas de ouro, 21 de prata, 15 de bronze e 20 menções honrosas

Os alunos do Colégio Etapa de São Paulo e de Valinhos conquistaram 17 medalhas de ouro, 21 de prata, 15 de bronze e 20 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2017.  Ao todo, as escolas do Estado de São Paulo que participaram da olimpíada ganharam 34 ouros, sendo que a metade (17) ficou com alunos do Etapa. 

“Isso demonstra o nível de excelência do trabalho desenvolvido pelo Etapa e o comprometimento dos alunos”, comenta Calebe Simões Santos, professor de Física do Etapa.  “A participação na OBF complementa a escolaridade formal, promovendo a motivação dos alunos e o desenvolvimento das suas habilidades, além de ajudá-los na escolha de uma carreira”, acrescenta a professora de Física do Etapa de Valinhos, Tatyana Stankevicius. 

Com esse resultado, 13 alunos do Etapa também garantiram vagas nas seletivas de importantes competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Física (IPhO) e a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) em 2019.

 “A OBF faz com que os alunos percebam o quanto se destacam no cenário nacional e serve de impulso inicial para alavancar os estudos na busca por voos mais altos”, finaliza Bruno Albuquerque, professor de Física do Etapa de São Paulo.

Reconhecimento especial

Dentro da programação da OBF 2017, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) também homenageou Bruna Arisa Nakamura, aluna da 9ª série do Ensino Fundamental do Colégio Etapa, por meio do Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero.

Um dos objetivos do grupo é aumentar a participação de meninas nas olimpíadas científicas, pois elas ainda são minoria em número de participações e de premiações – apenas 30% das medalhas ficam com as estudantes e esse número diminui na medida em que elas avançam nas séries do Ensino Médio.