Alunos do Colégio Etapa encerram participação na OBL com 19 medalhas

Ao todo, foram conquistadas uma medalha de ouro, nove de prata e nove de bronze, além de nove menções honrosas

Entre setembro de 2017 e abril de 2018, alunos do Colégio Etapa participaram da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), conquistando uma medalha de papel (ouro), nove de pergaminho (prata), nove de papiro (bronze) e nove medalhas de palma (menções honrosas).

A OBL – edição Margele contou com a participação de 2.300 estudantes de todo o país, que enfrentaram uma primeira fase de provas online em setembro de 2017. Na segunda fase, que foi realizada em outubro de 2017, 26 alunos do Etapa se destacaram nas provas presenciais e garantiram medalhas.

Desse total, dez alunos que haviam conquistado as medalhas de papel (ouro) e pergaminho (prata) foram convidados a participar da terceira e última fase da competição no mês passado.  Denominada Escola de Linguística de Outono (ELO), essa etapa contou com provas presenciais, palestras e debates.

Alunos que participaram da Escola Linguística de Outono: Douglas Massashi Kavaguti (São Paulo), Paula Mika Ogata (São Paulo), Enzo Kruschewsky Filipini (São Paulo), Gustavo Miguel de Oliveira (Valinhos) e Pedro Lopes Bouças (Valinhos).

O professor de Língua Portuguesa e Linguística do Colégio Etapa, Antônio Roberto Giraldes, explica que a OBL estimula a integração entre alunos por meio da compreensão de outras línguas, de discussões sobre universos diferentes e de métodos analíticos da linguagem.

Sobre a OBL – Edição Margele

O nome "Margele", atribuído à 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Linguística, é o plural da  palavra romena “margea”, que significa “miçanga”.  De acordo com a organização do evento, o termo remete ao fio latino que perpassa as diferentes Línguas Românicas, como o Português e o Romeno, e que compõe um dos muitos cordões que nos ligam a diferentes povos, suas línguas, histórias e culturas.

Alunos do Colégio Etapa premiados na 7ª OBL

Medalha de Papel (ouro)

Pedro Lopes Bouças

Medalha de Pergaminho (prata)