Aluno do Colégio Etapa garante medalha de prata na 14ª IJSO

Integrante da equipe brasileira na International Junior Science Olympiad (IJSO), o aluno Gabriel Guerra Trigo cursa a 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Etapa de Valinhos

O aluno da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa, Gabriel Guerra Trigo, conquistou medalha de prata na 14ª Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (International Junior Science Olympiad - IJSO), que ocorreu entre os dias 3 e 12 de dezembro, na cidade de Gederland, na Holanda. Todos os seis integrantes da equipe brasileira ganharam medalha de prata na competição.

Para garantir a vaga na IJSO, Gabriel Guerra Trigo passou por duas provas da Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC), equivalente nacional da IJSO, entre os meses de abril e julho deste ano; além de uma prova seletiva em setembro. Na ocasião, Gabriel conseguiu a melhor nota entre todos os participantes brasileiros da Seletiva 2017: 43,45 pontos dos 60 possíveis.

Para Rubens Conilho Júnior, professor de Química do Colégio Etapa, é muito importante que os alunos comecem a competir ainda jovens. “Assim, eles são estimulados a participar de outras olimpíadas, beneficiando o desenvolvimento acadêmico, cultural e social deles”, afirma.

Equipe de seis estudantes brasileiros na 14ª IJSO acompanhada dos professores

Sobre a IJSO

Podem participar da IJSO estudantes de todo o mundo que tenham até 15 anos de idade e conhecimentos em física, química e biologia. Neste ano, a IJSO contou com mais de 300 estudantes de 50 países que realizaram duas provas teóricas e uma prática sobre o tema “Água e sustentabilidade”.