Alunos do Etapa têm importantes conquistas na Olimpíada Paulista de Física Júnior

Os alunos do Ensino Fundamental I garantiram 5 medalhas de ouro, 7 de prata e 7 de bronze

Os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, do Colégio Etapa de São Paulo e de Valinhos, foram destaque na 2ª edição da Olimpíada Paulista de Física Júnior (OPF-Jr) e conquistaram 19 medalhas: 5 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze. Esse resultado é ainda mais expressivo se compararmos com o desempenho em 2016, quando 9 alunos do Etapa conquistaram medalhas na OBF-Jr (4 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).

A OPF-Jr é voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e aborda, principalmente, ciências. Ao todo, a competição distribui 84 medalhas considerando todas as séries.

“A OPF-Jr, apesar de ter a Física no nome, é uma olimpíada de Ciências. E o ensino de ciências é fundamental para despertar nos estudantes o interesse pelas carreiras científicas e ampliar a possibilidade de contarmos com profissionais capazes de produzir conhecimento científico e tecnológico, que poderão contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, explica a professora de Física do Etapa, Tatyana Stankevicius.

Para Bruno Albuquerque, que também é professor de Física no Etapa, a OPF-Jr. é uma oportunidade para os alunos descobrirem, de forma antecipada, o potencial e a vocação científica. “Eles podem, por exemplo, investir no estudo das Ciências da Natureza para participar de outras competições ou até mesmo para seguir uma profissão que as envolva”, comenta Albuquerque.