Aluno do Colégio Etapa conquista medalha de prata na 11ª IOAA

João Vitor Guerreiro Dias fez parte da equipe brasileira que competiu na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Tailândia

O aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa, João Vitor Guerreiro Dias, ganhou medalha de prata na 11ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que ocorreu entre os dias 12 e 21 de novembro, na cidade de Phuket, na Tailândia. A equipe brasileira composta por mais quatro estudantes também conquistou duas medalhas de bronze, duas menções honrosas e um prêmio especial pelo terceiro lugar na prova em equipe. Esse é o melhor resultado brasileiro na competição desde 2013.

O professor de física do Colégio Etapa Thiago Paulin Caraviello e o aluno João Vitor Guerreiro Dias que ganhou medalha de prata na 11ª IOAA

Acompanhados pelo professor de física do Etapa, Thiago Paulin Caraviello, e ainda por Eugênio Reis Neto, do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro, e Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, os cinco estudantes brasileiros competiram com outros 214 estudantes de 43 países diferentes.

“O Colégio Etapa se tornou o principal polo de treinamento da olimpíada de Astronomia do Brasil, mas podemos e vamos crescer ainda mais ”, comenta Thiago Paulin Caraviello sobre a participação do Etapa nas competições.

Equipe brasileira de cinco estudantes na 11ª IOAA

Seleção para a 11ª IOAA

Para participar da 11ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), os alunos passaram pela disputada Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que este ano contou com mais de 100 mil participantes apenas no Nível 4.

Posteriormente, os alunos com as melhores classificações na OBA foram convidados a participar de um processo seletivo composto de três fases e com duração de um ano. Por fim, os estudantes selecionados para a IOAA receberam treinamento avançado em Astronomia ministrado por professores de diversas universidades brasileiras.