Alunos do Colégio Etapa são destaque nas principais olimpíadas estudantis internacionais

Neste ano, mais uma vez os alunos do Colégio ETAPA foram destaque pela participação nas principais olimpíadas estudantis do mundo, conquistando um total de oito medalhas de ouro, sete medalhas de prata e três menções honrosas.

“O desempenho dos nossos alunos nessas competições é resultado de uma combinação de ensino forte e dos valores trabalhados dentro e fora de sala de aula, como a disciplina e a meritocracia”, comenta Edmilson Motta, coordenador Geral do Etapa. “Esperamos que a determinação desses jovens inspire outros estudantes não só do Colégio Etapa, mas do Brasil”, destaca Motta. 

IPhO – International Physics Olympiad (Olimpíada Internacional de Física)

  

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa, Diogo Correia Netto e Gabriel Golfetti, conquistaram medalha de ouro, na 48ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO), realizada entre os dias 16 e 24 de julho, em Yogyakarta, na Indonésia.  Neste ano, mais de 400 estudantes de 88 países participaram da IPhO.

No total, os cinco estudantes que representaram o Brasil na IPhO conquistaram três medalhas de ouro e duas medalhas de bronze, sendo o melhor resultado da história do país na competição.

 

IMO – International Mathematical Olympiad (Olimpíada Internacional de Matemática) 

Os três alunos do Colégio Etapa que representaram o Brasil na 58ª Olimpíada Internacional de Matemática – IMO 2017, considerada a mais importante olimpíada estudantil mundial, conquistaram uma medalha de prata e duas menções honrosas. Neste ano, a competição foi realizada pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 23 de julho.

Os três alunos que participaram da IMO foram: João César Campos Vargas, que conquistou medalha de prata; Pedro Henrique Sacramento Oliveira e André Yuji Hisatsuga, que receberam menções honrosas.  

Agora em setembro, João iniciou seus estudos em Princeton e Pedro em UPenn. André está nos preparos finais para os exames brasileiros e internacionais.

 

IOI – International Olympiad in Informatics (Olimpíada Internacional de Informática)

  

Pedro Henrique Sacramento Oliveira, aluno do Colégio Etapa, ganhou medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que foi realizada na cidade de Teerã, no Irã, em julho de 2017.  

Neste ano, dos quatro integrantes da equipe brasileira na IOI, três eram do Colégio Etapa: Pedro Henrique Sacramento Oliveira, Willian Hideki Kondo e Gabriel Silva Simões.

 

IBO – International Biology Olympiad (Olimpíada Internacional de Biologia)

A aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa, Laís Ribeiro Coca Parada, 17 anos, recebeu uma menção honrosa por sua participação na 28ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada entre os dias 23 e 30 de julho, na cidade de Coventry, no Reino Unido. A equipe brasileira teve a melhor colocação entre os países ibero-americanos e conquistou, ao todo, uma medalha de prata e duas menções honrosas.

 

EuPhO – European Physics Olympiad (Olimpíada Europeia de Física)

Antes da IPhO, os alunos Diogo Correia Neto e Gabriel Golfetti, já haviam conquistado excelentes resultados na primeira edição da Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), que ocorreu na Estônia, em maio de 2017, e contou com a participação de 91 estudantes de 20 países. Na ocasião, Diogo ganhou medalha de ouro e Gabriel conquistou medalha de prata.

IYPT – International Young Physicists Tournament (Torneio Internacional de Jovens Físicos)

Dois alunos do Colégio Etapa integraram a equipe brasileira que conquistou medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos – em inglês, International Young Physicists Tournament (IYPT).

Tiago Mambrim Flora e Thomas Ross-White Bergamaschi, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa, integraram a equipe brasileira com cinco estudantes que competiu na IYPT entre os dias 16 e 24 de julho, em Singapura. A medalha de ouro ficou com o país-sede, Singapura, pela quinta vez consecutiva.  

 

Olimpíada de Matemática de Países do Cone Sul

O aluno do Colégio Etapa Bernardo Peruzzo Trevizan conquistou medalha de ouro na 28ª edição da Olimpíada de Matemática de Países do Cone Sul, realizada entre os dias 15 e 21 de agosto, na cidade de Guaiaquil, no Equador. Ao todo, a equipe brasileira formada por quatro estudantes ganhou: duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, ficando em 2º lugar geral.  

Bernardo obteve o 1º lugar geral da competição “fechando” a prova (acertando todas as questões).

 

OIbF – Olimpíada Ibero-americana de Física

Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa, Gustavo Misawa Hama, conquistou medalha de ouro com a segunda melhor nota dentre todos os competidores da Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), realizada entre os dias 17 e 23 de setembro, na cidade de Armênia, na Colômbia. A equipe brasileira de quatro alunos competiu com outros 19 países e trouxe, ao todo, três medalhas de ouro e uma de prata. 

 

Competição Ibero-americana de Informática e Computação

Os quatro alunos do Colégio Etapa que participaram da Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC) garantiram medalhas. Pedro Henrique Sacramento Oliveira e Gabriel Silva Simões ganharam medalha de ouro, enquanto Ivan de Ávila Ribeiro Carvalho e Willian Hideki Kondo garantiram medalha de prata. Esse resultado deixa o Colégio Etapa com quatro das nove medalhas conquistadas pelo Brasil na olimpíada.

Neste ano, a CIIC foi organizada pelo México e teve a participação de 97 competidores de países da América Latina, Caribe, Portugal, Espanha e Irlanda, como convidada.

 

Olimpíada Ibero-americana de Matemática

Em 2017, o aluno do Colégio Etapa André Yuji Hisatsuga também ganhou uma medalha de prata pela sua participação na Olimpíada Ibero-americana de Matemática, que ocorreu em setembro, na Argentina.  Ao todo, a equipe brasileira composta por quatro estudantes ganhou duas medalhas de ouro e duas de prata, alcançando o segundo lugar no ranking geral da competição.