Palestras de universidades dos EUA e França em agosto

Ao longo do mês de agosto, o Colégio Etapa recebeu representantes de dez instituições de ensino superior internacionais, sendo nove dos Estados Unidos e uma da França. Para Cristina Tavares, responsável pelo Setor Internacional do Colégio, esse é um momento importante para os alunos conhecerem as universidades, tirarem suas principais dúvidas e tomarem nota das instituições que desejam pesquisar mais a fundo antes de aplicarem para uma vaga.

 ;  ; 

Palestra com os representantes de Princeton, Yale e Columbia.

No dia 24 de agosto, Alexander Bustin, da Princeton University, Renita Heng, da Yale University, e ;  Maria Asayag, da Columbia University in the City of New York, falaram sobre as suas universidades. Já Marybeth Chevrie, do Boston College, Denny Paredes, da Tufts University, Giselle Martín, da Emory University, Greg Manne, do Dartmouth College, e Nate Crozier, da University of Richmond, visitaram o Etapa no dia 28.

 ;  ; 

Os representantes das instituições Dartmouth, Tufts, Emory, Boston e Richmond. ; 

Durante as visitas, além de apresentar as suas respectivas instituições, os representantes comentaram sobre: ;  o “application”, como é conhecido o processo de seleção dos estudantes para o ensino superior nos Estados Unidos, as opções de bolsas de estudo; o “Fit”, ou seja, o perfil da instituição que deve ser compatível com o perfil do estudante que se candidata a uma vaga.  ; 

Ao final de cada apresentação, os alunos ainda puderam esclarecer dúvidas e conversar individualmente com o representante das instituições.

Fundação Gay-Lussac

A Fundação Gay-Lussac, representada por Pierre Briend, apresentou o processo de seleção diferenciado para quem deseja cursar engenharia na França. Após passar pelo processo de seleção e admissão, os estudantes participam de um semestre de estudos da língua e de disciplinas básicas (matemática, física e química) para nivelamento; em seguida, é preciso cursar mais dois anos de estudos em um ciclo preparatório com as matérias básicas de engenharia ; (equivalente aos dois primeiros anos de engenharia no Brasil), em Rennes; e, por fim, os estudantes têm acesso a uma das 20 faculdades de engenharia que fazem parte do grupo.

 ;  ; 

O representante da Fundação Gay-Lussac (ao centro) com alunos do Colégio Etapa e a representante do Setor Internacional, Cristina Tavares.

Pierre Briend destacou como é mais barato estudar na França em relação aos Estados Unidos, por exemplo, e explicou as possibilidades de se conseguir bolsas de estudo e financiamento.

Saiba mais sobre as dez universidades:

Princeton University (https://www.princeton.edu/) – Localizada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, é membro da Ivy League e possui cerca de 7 mil alunos. É uma das universidades norte-americanas mais prestigiadas e aparece em diversos rankings pelo ensino de excelência.

Yale University (https://www.yale.edu/) – É a terceira instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos, tendo sido fundada em 1701. Localizada no Estado de Connecticut, hoje possui mais de 12 mil alunos, sendo cerca de 4 mil internacionais.

Columbia University (http://www.columbia.edu/) – Membro da Ivy League, é a mais antiga instituição de ensino superior do Estado de Nova Iorque e possui um dos maiores corpos discentes, com cerca de 27 mil estudantes.

Dartmouth ; (http://dartmouth.edu/) - É a menor faculdade da ; Ivy League, ; com cerca de 4 mil alunos de graduação. Fica em Hanover, New Hampshire, em uma área rural, e tem um campus 100% residencial.

Emory University (http://www.emory.edu/home/index.html) – Fundada em 1836, está localizada no Estado norte-americano da Georgia e possui cerca de 14 mil alunos. Em 2017, obteve o 1º lugar no ranking das instituições com os melhores programas de estudo integrado e o 8º lugar no ranking dos Campi mais bonitos.

Boston College (https://www.bc.edu/) – Localizado no estado de ; Massachusetts, ; nos Estados Unidos, tem 154 anos de história e tradição Católica Jesuíta. Conta com cerca de 14 mil alunos e possui 58 majors – cursos de graduação.

Tufts University (https://www.tufts.edu/) – Localizada no Estado de Massachusetts, a universidade é conhecida por abrigar o mais antigo curso de Relações Internacionais dos Estados Unidos. Possui aproximadamente 11 mil estudantes, sendo cerca de 1,5 mil de outros países.

University of Richmond (http://www.richmond.edu/about/index.html) – Está localizada no Estado norte-americano da Virginia. Possui mais de 60 majors em diversas áreas e cerca de 4 mil alunos, sendo 9% deles de outras nacionalidades.

Fédération Gay-Lussac (https://www.20ecolesdechimie.com/) – Trata-se de uma reunião de 20 escolas de engenharia química, com especialização em diversas áreas, que reúnem 120 laboratórios e formam cerca de 1.600 engenheiros por ano. ;