Painel dos Alunos Aprovados em Universidades Internacionais

Ex-alunos do Etapa aprovados em instituições de ensino do exterior deram dicas para quem pensa em aplicar para o ano letivo de 2018

O Setor Internacional do Colégio Etapa organizou em abril, nas unidades de São Paulo e Valinhos, um painel com alunos aprovados em universidades estrangeiras e estudantes em fase de aplicação internacional. Neste ano, 44 alunos do Etapa somaram 112 aprovações em universidades dos Estados Unidos, Canadá, Japão, França e Portugal.

Em São Paulo, 12 dos agora estudantes internacionais se apresentaram; já em Valinhos, seis estudantes fizeram palestras. Eles indicaram a universidade que irão cursar e procuraram esclarecer as principais dúvidas sobre o processo seletivo, requisitos, agenda de estudos e até a escolha das instituições.

A seguir, a coordenadora do Setor Internacional, Laila Parada-Worby, comandou uma rodada de perguntas sobre os processos seletivos e as orientações necessárias para alunos do Etapa que planejam fazer application, o processo de admissão em universidades de outros países (documentos, currículo escolar, atividades extracurriculares, redações, entrevista etc.).

Isadora Helena Pereira Costa, aprovada na University of British Columbia, no Canadá, falou sobre a importância do fit, como é chamado o encaixe do perfil do aluno com os valores e a missão da faculdade. João César Campos Vargas, que vai para a Princeton University, comentou como sua experiência em olimpíadas culturais influenciou sua aprovação; Giancarlo Pereira, matriculado na Columbia University, contou um pouco sobre o papel de seus pais no processo de application: “Foi um pouco difícil para meu pai aceitar que esse era meu sonho, que eu iria para tão longe, mas deu tudo certo”.

No final dos encontros nas duas unidades do Colégio houve uma sessão de perguntas e respostas, seguida de confraternização e conversas dos atuais alunos do Etapa com os veteranos.

 

ALUNOS INTERNACIONAIS QUE PARTICIPARAM DO PAINEL


Em São Paulo

Isadora Helena Pereira Costa – University of British Columbia

Mariana Mazjoub Brandani – Scripps College

Pedro Henrique de Sousa Lopes – University of Notre Dame

Juliana Milani Vieira da Silva – Vassar College

Gabriel Conciane de Moraes – Columbia College Chicago

Leonardo Cimatti Lucarelli – INSA de Lyon

Lucas Xie Fu – Purdue University

Giancarlo Pereira -– Columbia University

Pedro Seber e Silva – Vanderbilt University

Lucas de Camargo Mainente – Universidade de Coimbra

Pedro Henrique Sacramento de Oliveira – University of Pennsylvania

João César Campos Vargas – Princeton University

Vitor Gomes Pires – Columbia University


Em Valinhos

Bruno Rojo de Camargo – University of Chicago

Caroline Magalhães de Toledo – Columbia University

Isabela Beatriz Pascoal Alves dos Santos – Rollins College

Rafael Gehrke – University of Pennsylvania

Thiago Ross-White Bergamaschi – Massachusetts Institute of Technology (MIT)