Palestras de universidades dos EUA e Coréia do Sul em abril

No mês de abril, o Colégio Etapa recebeu representantes de seis instituições de ensino superior internacionais, cinco dos Estados Unidos e uma da Coréia do Sul.

No dia 12 de abril palestraram Julie Chapman, da Vanderbilt University; Jimmy Suarez, da New York University; Aaron Zdawczyk, da Northwestern University; Scott Crawford, da Washington University in St. Louis e Greg Manne, do Dartmouth College.

O evento foi promovido pelas cinco instituições em parceria com o Setor Internacional do Etapa e recebeu cerca de 200 pais e estudantes interessados em obter informações sobre cursos de graduação nos EUA.

Os palestrantes fizeram uma apresentação das universidades e falaram sobre o processo de “application” - como é conhecido o sistema de ingresso no ensino superior norte-americano, que envolve provas de conhecimentos gerais, cartas de recomendação, análise curricular do estudante e “essays” (redações).

Por último, foram lembradas as datas para inscrição e envio de documentos, além da possibilidade de se pleitear bolsas de estudo. 

Korea University - No dia 19, foi a vez da palestra sobre a Korea University (KU), localizada em Seul, na Coréia do Sul. O evento marcou o início de uma parceria entre o Colégio Etapa e a KU.

As palestras foram conduzidas pelo professor de Administração Pública e vice-presidente de Assuntos Internacionais da KU, Sunhyuk Kim, e pelo vice-presidente adjunto para Assuntos Internacionais e professor do Departamento de Língua e Literatura Espanhola, Sang Kee Song.

A primeira parte do evento contou com vídeo introdutório com falas de alunos latino-americanos que estudam na KU, e com a apresentação dos dados mais significativos da Universidade, como seus aspectos históricos, tradição de ensino, pesquisa, instalações do Campus, festividades, esportes e parcerias com empresas multinacionais e outras universidades.

O processo de aplicação e admissão da Korea University é distinto para alunos estrangeiros e coreanos que vivem fora do país, mas de forma geral envolve a entrega de documentos, cartas de recomendação, histórico escolar e atividades extracurriculares. Para comprovação de língua estrangeira, são aceitos o teste TOPIK (que atesta fluência em Coreano) e testes como o TOEFL e IELTS (língua inglesa).

Ao final dos eventos, pais e alunos tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas com representantes das universidades de que mais gostaram.    

Saiba mais sobre as seis universidades:

NYU (http://www.nyu.edu/) - É a universidade norte-americana com maior número de alunos de outros países. Com mais de 26 mil alunos de graduação, seus majors (cursos de graduação) mais populares são business, economia e cursos na área de comunicação. Conta também com uma das escolas de arte mais respeitadas do mundo, a Tisch School of the Arts.

Northwestern (http://northwestern.edu/) - É constantemente ranqueada entre as melhores instituições dos Estados Unidos em diversas áreas. Conta com a 5ª melhor faculdade de business e um dos currículos mais renomados na área de comunicação. Encoraja fortemente o aprendizado liberal arts com seu lema “the AND university”.

Dartmouth (http://dartmouth.edu/) - É a menor faculdade da Ivy League, com cerca de 4 mil alunos de graduação. Fica em Hanover, New Hampshire, em uma área rural, e tem um campus 100% residencial.

Vanderbilt (http://vanderbilt.edu/) - Seu corpo docente conta com seis professores ganhadores do prêmio Nobel. É forte em pesquisa na graduação. Conta com a Blair School of Music (referência na área) e está localizada na “capital da música dos EUA”.

WU in St Louis (https://wustl.edu/) - Está em 2º lugar no ranking das universidades com os melhores dormitórios e figura entre as 10 melhor geridas. A WashU tem programas excelentes em várias áreas, principalmente nas de ciências exatas, políticas sociais e arquitetura.

Korea University (https://www.korea.edu/) – Com 111 anos de história, a KU faz parte do grupo SKY Universities juntamente com a Universidade Nacional de Seul e a Universidade Yonsei. São as três instituições de ensino mais prestigiadas da Coréia do Sul. Listada na mais recente classificação internacional entre as 100 melhores universidades do mundo, é responsável pela formação dos principais médicos, professores, advogados, engenheiros e políticos do país asiático.