Equipes do Colégio Etapa garantem participação na fase internacional do IYPT

Entre os dias 31 de março e 2 de abril, quatro equipes do Colégio Etapa foram premiadas na fase nacional do  IYPT - International Young Physicists' Tournament, em São Paulo.

As equipes "Identidades de Euler" e "Senhores da Física", de Valinhos, foram premiadas com o 2º e 3º lugar do torneio, respectivamente. Além de medalhas de prata, a classificação garantiu duas vagas para representar o Brasil na fase internacional da competição, em Singapura, em julho.

Também foram premiadas com medalhas de bronze as equipes “Mad Physicists”, em 10º lugar, e “Epsilon-Delta”, em 9°.

O IYPT é destinado a alunos do Ensino Médio, divididos em equipes de três a cinco integrantes. A competição envolve a escolha de problemas, pesquisa prévia, resolução (teórica e experimental) e debates.

Para a professora de Física do Colégio Etapa Tatyana Stankevicius, “a participação no IYPT é uma experiência muito válida, pois, além de estimular a capacidade de cooperação, requer uma combinação de organização, pesquisa, conhecimento e habilidade de comunicação”.

Este ano, o IYPT selecionou 22 equipes de todo o Brasil, sendo que cinco eram do Colégio Etapa.

Classificadas entre as três melhores do país, as equipes “Identidades de Euler” e “Senhores da Física”, de Valinhos, foram formadas, respectivamente, pelos alunos Tiago Mambrim Flora, Henrique Oliveira, Bruno Piazza e João Gabriel Ninni; e Thomas Ross-White Bergamaschi, Eduardo Danni, Lucas Abdo, Vitor Tonnetti e Vinícius Armelin, de Valinhos.