Alunos recebem medalhas em cerimônia de premiação da OPF 2016

O Colégio Etapa teve 45 das 147 medalhas distribuídas pela Olimpíada Paulista de Física 2016. A cerimônia de premiação da OPF aconteceu no dia 25 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Os alunos foram acompanhados por professores e familiares.

Ao todo, os estudantes do Etapa de Valinhos e de São Paulo conquistaram 19 medalhas de ouro, 17 de prata e 9 de bronze. Além do ouro, o aluno Gabriel Quintas Rippel, do 8º ano, levou o prêmio Shigueo Watanabe, de melhor nota do Ensino Fundamental.

A OPF aceita a participação de estudantes entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. Segundo o professor de Física Fred Basso, o número de participantes dos treinamentos no Etapa tem aumentado todos os anos. Para ele, a importância dessas competições está em, principalmente, despertar o interesse dos jovens pelos estudos além da sala de aula.

Em 2016, a seletiva regional da OPF foi no mês de junho, e a fase estadual, quando foram definidos os medalhistas, aconteceu em outubro. O professor Fred lembra que as aulas de preparação ficam disponíveis na área exclusiva do aluno, e todos os interessados podem participar.