Alunos dos 4º e 5º anos viram artistas em projeto de artes

Com o intuito de despertar um clima de liberdade e descontração que estimulem a criatividade dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio Etapa, vem sendo desenvolvido um Projeto de Artes que coloca os alunos no papel de artistas.

Segundo explicou a professora da disciplina, Fernanda Gusen, o projeto foi pensado para que os conceitos artísticos fossem trabalhados a partir de obras criadas pelos alunos. “Em vez de partir de obras de arte de artistas reconhecidos fizemos outro caminho. Os alunos se colocam no lugar dos artistas e, com isso, vivenciam o processo de criação de uma obra”, disse.

Primeiro, os alunos foram divididos em grupos e tiveram acesso a uma ampla variedade de objetos, acessórios, plantas, tecidos, molduras etc. Em seguida, tiveram que criar uma composição com os objetos escolhidos, além de escolher o local onde ela seria montada. As obras foram registradas em fotografia e projetadas para as turmas, que debateram sobre as peças criadas.

A análise dos trabalhos levantou temas como a intenção do artista quando monta uma obra de arte, a escolha do lugar, o que buscam com a arte, porque escolhem alguns materiais e não outros, como lidar com a crítica, o processo de desmontagem da obra, e o respeito pela opinião do outro.

Os alunos também tiveram oportunidade de analisar e discutir temas como profundidade, cores, suporte, performance, interferência do meio, retrato, escultura, pintura, crítica, natureza morta, apreciação artística, percepção estética, atenção, assinatura da obra etc. “É um trabalho que vai continuar servindo de base para a discussão de todos os conceitos que devem ser trabalhados durante o ano letivo na disciplina de artes”, acrescenta Fernanda.