11 medalhas em Olimpíadas Internacionais

Conquistas dos alunos fazem do Colégio Etapa a escola mais premiada do Brasil em 2016.

Os alunos do Colégio Etapa conquistaram este ano 11 medalhas em Olimpíadas Internacionais, colaborando para a colocação do Brasil em posição de destaque no ranking mundial de importantes competições como, por exemplo, a 57ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, sigla em inglês), realizada em Hong Kong com participação de 109 países.

Das cinco medalhas de prata conquistadas na IMO 2016, quatro delas foram por alunos do Colégio Etapa: Andrey Jhen Shan Chen, João César Campos Vargas, Gabriel Toneatti Vercelli e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira. O Brasil ficou em 15º lugar, à frente de 94 países. Melhor posição do país desde 1979, quando participou pela primeira vez.

‹Alunos do Colégio Etapa na IMO 2016 (da esq. para a dir.): Gabriel Toneatti Vercelli, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, Andrey Jhen Shan Chen e João César Campos Vargas.‹‹‹

Nos últimos 20 anos o Brasil teve 120 estudantes participando da IMO. Dos 120, 50 foram do Estado de São Paulo, sendo 47 do Colégio Etapa. Em conjunto, os estudantes brasileiros conquistaram 4 medalhas de ouro (todas por alunos do Etapa), 39 de prata e 53 de bronze.

Outro resultado de destaque aconteceu na 47ª Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad – IPhO), realizada em Zurique, Suíça. Três dos cinco integrantes da equipe eram do Colégio Etapa, garantindo o melhor resultado do Brasil desde o ano de 2000, quando começou a participar da competição. Os alunos Thiago Ross-White Bergamaschi, conquistou medalha de ouro; Henrique Corato Zanarella, medalha de prata e Diogo Correia Netto, medalha de bronze, competiram com 450 estudantes do Ensino Médio de 90 países.

Alunos do Colégio Etapa premiados (da esq. para a dir.): Diogo Correia Netto, 2ª série, medalha de bronze; Fernando Wellysson de Alencar Sobreira, professor do Etapa que acompanhou os alunos; Thiago Ross-White Bergamaschi, 3ª série, conquistou medalha de ouro e Henrique Corato Zanarella, 3ª série, medalha de prata. ‹‹

Em Tbilisi, na República da Geórgia, toda a equipe brasileira foi premiada na 48ª edição da Olimpíada Internacional de Química (IChO, sigla em inglês), de 23 de julho a 1º de agosto, com participação de 320 estudantes de 80 países. Foram conquistadas duas medalhas de prata e duas de bronze, sendo que os alunos do Colégio Etapa Victor Gomes Pires e Pedro Seber e Silva, ganharam as duas medalhas de prata.

Da esq. para a dir.: Gabriel Ferreira Gomes Amgarten, Victor Gomes Pires (Etapa), Pedro Seber e Silva (Etapa) e Davi Oliveira Aragão.‹

O aluno Victor Tsuda, um dos quatro representantes do Brasil na 27ª Olimpíada Internacional de Biologia (International Biology Olympiad - IBO), foi um dos premiados (bronze) em Hanói, Vietnã. A competição envolveu mais de 250 estudantes de 68 países, em dois dias de provas práticas e teóricas sobre Botânica, Zoologia, Bioquímica e Biologia Molecular.

‹O aluno Victor Tsuda, da 3ª série do Colégio Etapa, conquistou a medalha de bronze na 27ª Olimpíada Internacional de Biologia (International Biology Olympiad – IBO).

Em Mysore, na Índia, os alunos do Colégio Etapa Bruno Kenzo Ozaki (medalha de bronze) e Davi Kumruian participaram da 14ª edição da Olimpíada Internacional de Linguística (International Linguistics Olympiad - IOL), de 25 a 29 de julho. Eles competiram com mais de 40 equipes de 30 países, em dois dias de provas individuais e em grupo sobre áreas como Linguística, Fonética, Morfologia e Semântica. O Brasil é o único país da América Latina a participar desta olimpíada.

Da esq. para a dir.: ‹Bruno Kenzo Ozaki e Davi Kumruian, ambos da 3ª série do Colégio Etapa, acompanhados pela professora Luana, também do Etapa, durante na €‹Olimpíada Internacional de Linguística.‹‹

Aulas de preparação para as Olimpíadas Culturais fazem parte da grade de atividades extracurriculares oferecidas pelo Colégio Etapa aos seus alunos. Ao longo do ano, eles participam de competições locais, nacionais e internacionais, de Astronomia, Biologia, Física, Geografia, História, Informática, Linguística, Matemática, Neurociências, Química e Robótica.