O Colégio Etapa é a escola brasileira com maior número de aprovações nas mais conceituadas universidades dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Tudo começou em 1999 com a aprovação de um aluno no MIT – Massachusetts Institute of Technology, logo depois de ele conquistar medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, a principal competição cultural do mundo para estudantes do Ensino Médio.

A partir daí o Etapa iniciou uma série de ações que inspiraram centenas de alunos com interesse em estudar no exterior. Recentemente, a partir de 2013, o Colégio Etapa, além das unidades I (SP) e II (Valinhos), iniciou sua unidade III (Internacional/SP).

O currículo do Colégio Etapa III é bastante denso, incluindo, além das exigências presentes no Ensino Médio do Colégio Etapa I e II, muitas atividades e aulas que servem exclusivamente a quem deseja enfrentar a seleção exigente das melhores escolas do mundo.

Entre as atividades adicionais do Colégio Etapa Internacional estão aulas para o SAT, ACT e Toefl, aprimoramento de redação em Inglês, cursos avançados (Advanced Placement) em Matemática, Estatística, Física, Biologia e Química, aulas de World History além de diversas outras atividades curriculares.

Para ser aceito em uma das grandes universidades do mundo – MIT, Harvard, Princeton, Stanford, Columbia etc. – é preciso que o candidato reúna algumas condições extraordinárias, como um currículo respeitável, junto a uma indicação de peso, além de demonstrar desempenho de ponta em avaliações desafiantes, reconhecidas internacionalmente.

Aprovações 2016
Henrique Vaz
Harvard
Bruno De Martino
Stanford
Aprovações 2015

SETOR INTERNACIONAL

O processo de admissão nas universidades internacionais é diferente do vestibular brasileiro.

O Setor Internacional é um departamento do Colégio Etapa exclusivamente dedicado a orientar e preparar alunos para processos seletivos de universidades do exterior. Ao longo do ano, realiza diversas ações para os alunos interessados em estudar em outro país:

- Palestras informativas: informações sobre os processos seletivos das universidades internacionais, como os detalhes do processo seletivo, os prazos e como tornar sua candidatura mais competitiva.

- Orientação individualizada: ajuda para definir as universidades, preparar e revisar os formulários de candidatura, assim como auxilia a decidir quais provas padronizadas fazer e quando (SAT, ACT, Toefl), além de feedback e revisão de essays.

- Sessões informativas e visitas de universidades: representantes de mais de 100 universidades internacionais vêm apresentar seus processos de candidatura e seus diferenciais; estão entre elas, instituições como Columbia University, Yale University, The University of British Columbia, University of Bristol e Universidade de Coimbra.

- Aulas e workshops: workshops e aulas práticas para auxiliar os alunos no preparo das diferentes partes da candidatura para as universidades internacionais. Por exemplo, aulas quinzenais de redação de essays, aulas de preparação para provas padronizadas como o SAT, ACT e Toefl, workshops sobre como preencher formulários de candidatura e outros documentos.

- Cartas de recomendação: os professores recebem orientação, por meio de workshops e revisão de textos, sobre como escrever as melhores cartas de recomendação. Ao longo do ano, propiciamos atividades e um ambiente que permita maior aproximação entre aluno e professor, o que garante um conteúdo relevante e aprofundado para as cartas.

- Mentoria de ex-alunos: acompanhamento de ex-alunos do Colégio Etapa aprovados nas melhores universidades internacionais, orientando sobre processos seletivos e a vida no exterior, além de dar motivação para fazer o processo com todo o comprometimento necessário.

- Total apoio para o envio da candidatura: apoio completo para o envio das cartas de recomendação, do histórico escolar do aluno e de todos os outros documentos exigidos para as candidaturas. Além disso, todos os documentos emitidos pelo colégio são traduzidos para o inglês.

Tábata Cartão Harvard College

DEPOIMENTOS

O colégio incentiva os alunos a cogitarem a possibilidade de estudar em outro país, conscientes do profundo impacto que isso pode ter nas suas histórias. Com o número de aprovados aumentando a cada ano, ficou claro que há espaço para alunos brasileiros nas maiores instituições do mundo. Hoje, mais de 80 ex-alunos do Etapa estudam em grandes universidades em países como os Estados Unidos, França, Japão e Canadá. O exigente ensino do Etapa preparou esses estudantes para enfrentar os rigores de um ensino de ponta e muitos acabaram se destacando entre seus pares, como a Tábata Amaral de Pontes e o Cauê Borlina.

HARVARD UNIVERSITY

“Eu vejo o ETAPA como um lugar em que você tem todas as chances do mundo. Seja lá o que você desejar, vai encontrar o apoio necessário. É um lugar de oportunidades. Você corre atrás, encontra o apoio de pessoas muito incríveis, estuda um pouco, faz sua parte e aquilo está disponível para você. Porque não basta apenas ter um sonho. Aqui você tem a informação e também tem o apoio para buscar todos os seus sonhos. Quando eu vim para o ETAPA, descobri que havia um mundo de Olimpíadas. E participei de Olimpíadas Internacionais de Química e Astronomia. Por alguns dias eu estava lá, representando o meu país – o que é muito importante – e com pessoas de mais de 70 países. Isso era muito legal. Era um mundo totalmente mágico. Daí veio a vontade de estudar nos Estados Unidos porque eu pensei: estudar com pessoas do mundo inteiro com interesse em ciências, em conhecer mais, deve ser muito incrível. Seria uma Olimpíada Internacional prolongada por quatro anos.”

Tábata Cláudia Amaral de Pontes – formou-se com honras em Ciências Políticas (curso principal) e Astrofísica (curso secundário) na Harvard University.

MICHIGAN UNIVERSITY

“A única razão de eu estar aqui hoje foi o Etapa. O Etapa tinha suporte para isso. E um amigo, no ano anterior, tinha vindo para Michigan fazer Engenharia Espacial. Foi tudo muito oportuno.”

Cauê Sciascia Borlina –graduado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Michigan, doutorando (PhD) em Ciências Planetárias no MIT – Massachusetts Institute of Technology.

PRINCETON UNIVERSITY

“Tenha uma paixão na sua vida. Porque o que as universidades lá fora querem não é uma pessoa que seja boa em determinada matéria. Elas querem alguém apaixonado.”

Gabriel Toneatti Vercelli –aprovado na Princeton University e na University of Notre Dame, decidiu cursar Biologia Molecular e Ciências da Computação em Princeton.

COLUMBIA UNIVERSITY

“Quando eu comecei a fazer as atividades extracurriculares eu descobri que não era difícil ter um bom currículo para estudar fora. Descobri que era divertido. Minha dica é: aproveite as oportunidades na hora que elas aparecem. E acima de tudo, divirta-se no processo de application.”

Pedro Tozzi Capitani Pistoso –aprovado na Columbia University, Duke University e Hamilton College, decidiu fazer um curso voltado integralmente para poemas épicos e literatura clássica na Columbia University, no Department of Classics, com foco em latim e grego.

Aprovações Internacinais

APROVAÇÕES INTERNACIONAIS

Desde 1999, alunos do Colégio Etapa chegam ao MIT, ao Caltech – Instituto de Tecnologia da Califórnia, à Universidade de Nova York e à Universidade de Chicago. Entram em Nagoya, uma das três melhores instituições de ensino superior do Japão, na Universidade de Purdue, em Indiana, na Universidade Cornell e em Princeton (escola escolhida por Einstein para dar aulas nos EUA). Alunos do Colégio Etapa são recebidos também na Universidade Columbia, na Universidade Duke, na famosa Harvard, em Yale, em Stanford e em outras grandes instituições superiores dos EUA, do Canadá e também da Ásia (Japão, China e Coreia do Sul).

Veja algumas das aprovações internacionais dos alunos do Colégio Etapa em 2017.

Veja também as aprovações internacionais em outros anos:

CONTATO

Para entrar em contato com o Setor Internacional, favor indicar abaixo o seu nome completo, seu e-mail e descrever a sua situação ou dúvida.